Os diretórios nacionais do PT, do PCdoB e do PV confirmaram, em reuniões distintas nesta quarta-feira (13), a aprovação de uma federação entre as três legendas. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) deverá validar o processo, e as siglas pretendem protocolar o pedido até o início de maio.
Aprovadas pelo Congresso ano passado, as federações representam a união dos partidos por pelo menos quatro anos, e passam a funcionar como uma única legenda no Congresso – dividindo fundo partidário, tempo de televisão e unificando o conteúdo programático.
Nesta quarta, PT e PCdoB também aprovaram o estatuto da federação – o PV pretende fazer essa votação até o mês que vem. O documento define as diretrizes, deveres e direitos da união entre os partidos e também o espaço interno de cada legenda.
Leia mais:
PT aprova federação e nome de Alckmin como vice de Lula
O estatuto determina que a ação conjunta deve “combater, prevenir e reprimir todo tipo de violência política, especialmente a violência política contra a mulher, pessoas negras, indígenas e outros grupos discriminados ou marginalizados”.
As negociações para formação da aliança entre o PT, PCdoB e o PV começaram no ano passado.