Integrantes do Partido dos Trabalhadores (PT) terão acesso a um curso online para melhorar a interlocução e a aproximação com a comunidade evangélica, um dos segmentos da sociedade brasileira que mais demonstram resistência e reprovação ao governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A iniciativa é organizada pela Fundação Perseu Abramo, entidade vinculada ao partido e responsável pela formação política de seus militantes.
O curso foi batizado de “Fé e Democracia para Militância Evangélica Brasileira” e tem como objetivo fornecer ferramentas para que os filiados, dirigentes e militantes do PT, além de lideranças sociais e evangélicas, possam estabelecer um diálogo mais efetivo com esse público, historicamente mais ligado à pauta conservadora e com forte presença nas igrejas.

Rejeição dos evangélicos ao governo Lula preocupa o PT
A decisão do PT de investir em uma formação específica voltada ao público evangélico não é aleatória. Segundo pesquisa do Datafolha realizada em fevereiro deste ano, 48% dos evangélicos avaliam que o governo Lula tem feito um trabalho ruim ou péssimo. O índice é consideravelmente mais alto do que entre os católicos, onde a reprovação ao governo petista é de 36%.

Ainda de acordo com o levantamento, apenas 2 em cada 10 evangélicos consideram o governo como bom ou ótimo, enquanto 28% classificam a gestão Lula como regular. Esses números evidenciam a dificuldade do atual governo em se conectar com o eleitorado evangélico, segmento que foi fortemente mobilizado por lideranças religiosas em apoio ao ex-presidente Jair Bolsonaro nas últimas eleições.
Saiba mais:
- Haddad comenta sobre polêmica do INSS: “Enojou o país inteiro”
- Lula afirma que, se depender dele, relação entre Brasil e China será “indestrutível”
Estrutura do curso “Fé e Democracia”
O curso promovido pela Fundação Perseu Abramo será oferecido a filiados, dirigentes e militantes do PT, bem como a lideranças sociais e religiosas ligadas ao segmento evangélico.
“Nosso objetivo é subsidiar o PT para melhorar a interlocução com a comunidade evangélica, que é parte integrante da classe trabalhadora”, explicou o pastor presbiteriano Luís Sabanay, coordenador do Grupo de Estudos sobre Religião da fundação.
O conteúdo do curso será dividido em quatro módulos, cada um abordando temas estratégicos para a formação política e o fortalecimento da relação do PT com a comunidade evangélica. Os módulos são:
- Fé, política e justiça social;
- Diálogo com os evangélicos e construção de pontes;
- Enfrentamento à desinformação e manipulação política; e
- Engajamento político, impacto das políticas públicas e mobilização cidadã.
*Com informações de CNN