As principais notícias de Manaus, Amazonas, Brasil e do mundo. Política, economia, esportes e muito mais, com credibilidade e atualização em tempo real.
Rede Onda Digital
Assista a TV 8.2

Wilson Lima entrega mil títulos definitivos de propriedades na zona norte de Manaus

30/01/26 às 20:51h
Wilson Lima entrega mil títulos definitivos de propriedades na zona norte de Manaus

(Foto: divulgação)

O governador do Amazonas, Wilson Lima, entregou nesta sexta-feira (30/1) mil títulos definitivos de propriedade a moradores do bairro Santa Etelvina, na zona norte de Manaus. A ação faz parte do programa habitacional Amazonas Meu Lar e marca a primeira grande entrega de regularização fundiária do governo estadual em 2026, garantindo a posse legal dos imóveis a famílias que aguardavam há anos pela documentação.

De acordo com o governo, o Amazonas Meu Lar já beneficiou mais de 29,5 mil famílias. Desse total, 20.831 receberam títulos de regularização fundiária e 8.750 foram contempladas com soluções de moradia, entre definitivas e transitórias. A meta é alcançar 33 mil famílias com títulos definitivos em todo o Amazonas.

A entrega ocorreu no Centro Educacional Arthur Virgílio Filho e foi resultado de um trabalho técnico coordenado pela Secretaria de Estado das Cidades e Territórios (Sect). Com a documentação, os moradores passam a ter segurança jurídica sobre os imóveis, além de acesso facilitado a crédito, financiamentos e políticas públicas, e maior valorização patrimonial.

Durante a cerimônia, Wilson Lima destacou o impacto social da iniciativa. Segundo o governador, o título definitivo representa mais do que um documento formal, ao assegurar dignidade, estabilidade e proteção ao patrimônio das famílias beneficiadas.

“Hoje vocês estão recebendo um documento que não é apenas um papel, é dignidade, é respeito. O lar de vocês agora virou um patrimônio. Esse documento é a proteção do sonho que vocês sonharam lá atrás, do esforço e do suor, para que hoje vocês possam dizer: essa casa, esse lar, essa propriedade é minha, de fato e de direito”

O governador também reforçou que os documentos entregue também simbolizam a proteção de um sonho do esforço das famílias que esperavam para ter um lar próprio.

“É a segurança de que esse lar agora se torna um patrimônio e que pode ser herança para o filho, para o neto. É a tranquilidade e a garantia de que um pai e uma mãe pode chegar lá com um documento no banco e falar, olha, como financiamento, por exemplo”, explica Lima.

 


Leia mais

Bastidores: Wilson Lima e Tadeu de Souza dão sinais de possível alinhamento em meio a tabuleiro de 2026

Secretários de Wilson Lima preparam saída do governo para disputar eleição em outubro


A solenidade contou com a presença de autoridades estaduais, federais e municipais, além de representantes do Judiciário, cartórios, lideranças comunitárias e moradores da região.

Entre os beneficiados, a aposentada Terezinha de Jesus, de 70 anos, que vive há 25 anos no bairro, afirmou que a regularização traz tranquilidade para a família. Segundo ela, o documento garante a posse definitiva da casa e representa a realização de um sonho antigo dos moradores.

Segundo o governo, a regularização fundiária contribui para a organização do espaço urbano, fortalece o planejamento das cidades e cria condições para novos investimentos em infraestrutura e serviços públicos.

Com a entrega no Santa Etelvina, o Governo do Amazonas inicia o calendário de ações de regularização fundiária previsto para 2026. Novas entregas de títulos definitivos estão programadas ao longo do ano, incluindo municípios do interior como Parintins, Maués, Lábrea, Iranduba, Urucurituba e Itapiranga.