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BR-319, principal trecho de ligação terrestre do AM com o país fica de fora do PAC de Lula

A BR-319, principal ligação terrestre do Amazonas com o restante do país ficou de fora do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), programa lançado pelo governo federal nesta sexta-feira (11), no Rio de Janeiro.

Para realização das obras o Amazonas receberá R$ 47,2 bilhões do governo federal para modernização do terminal da Manaus Moderna, Porto do São Raimundo, aeroportos de Coari, Fonte Boa, Parintis e São Gabriel da Cachoeira. Além da recuração dos trechos da rodovia BR-174 que liga Mnaaus à Boa Vista, o luz para todos e também para conjuntos habitacionais do Minha casa, minha vida. No entanto, no meio disso tudo não houve orçamento para BR-319.

A repavimentação da rodovia é reinvidição antiga do governo estadual, mas enfrenta impasse ambiental, inclusive, a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, já se mostrou contrária as obras.

Mas afinal, o que se sabe sobre a BR-319?

Inaugurada em 1976, há 47 anos atrás, a BR-319 é conhecida pelas péssimas condições. Tem mais de 800 quilômetros de extensão, porem somente os segmentos localizados próximos às capitais estão asfaltados.

A rodovia possui trechos danificados e não pavimentados em quase toda a sua extensão, o que provoca atoleiros e no período de estiagem os motoristas reclamam de buracos e poeira

Impedimento

Recentemente, na Cúpula da Amazônia, a ministra do Meio Ambiente, Maria Silva, disse que o Amazonas é o terceiro estado que mais desmata no país, e atribuiu isso à rodovia.

Na semana passada, o presidente Lula anunciou a criação de um grupo de trabalho para avaliar as obras na rodovia. No entendimento dele, os serviços podem ser feitos com o acompanhamento de um forte fiscalização.

 

Veja mais:

Trechos da BR-319 que caíram receberão pontes temporárias até o fim do ano, diz Dnit

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Equipe de jornalismo do portal Rede Onda Digital.

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