Para realização das obras o Amazonas receberá R$ 47,2 bilhões do governo federal para modernização do terminal da Manaus Moderna, Porto do São Raimundo, aeroportos de Coari, Fonte Boa, Parintis e São Gabriel da Cachoeira. Além da recuração dos trechos da rodovia BR-174 que liga Mnaaus à Boa Vista, o luz para todos e também para conjuntos habitacionais do Minha casa, minha vida. No entanto, no meio disso tudo não houve orçamento para BR-319.
A repavimentação da rodovia é reinvidição antiga do governo estadual, mas enfrenta impasse ambiental, inclusive, a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, já se mostrou contrária as obras.
Mas afinal, o que se sabe sobre a BR-319?
Inaugurada em 1976, há 47 anos atrás, a BR-319 é conhecida pelas péssimas condições. Tem mais de 800 quilômetros de extensão, porem somente os segmentos localizados próximos às capitais estão asfaltados.
A rodovia possui trechos danificados e não pavimentados em quase toda a sua extensão, o que provoca atoleiros e no período de estiagem os motoristas reclamam de buracos e poeira
Impedimento
Recentemente, na Cúpula da Amazônia, a ministra do Meio Ambiente, Maria Silva, disse que o Amazonas é o terceiro estado que mais desmata no país, e atribuiu isso à rodovia.
Na semana passada, o presidente Lula anunciou a criação de um grupo de trabalho para avaliar as obras na rodovia. No entendimento dele, os serviços podem ser feitos com o acompanhamento de um forte fiscalização.
Veja mais:
Trechos da BR-319 que caíram receberão pontes temporárias até o fim do ano, diz Dnit