O ex-prefeito de Borba, Simão Peixoto (MDB), anunciou que será candidato a deputado estadual nas eleições de 2026. O político reuniu lideranças e amigos em um encontro nesta quarta-feira (30/4), em Manaus, para fortalecer e divulgar sua pré-candidatura.
Em 2024, o então prefeito do município de Borba, foi preso pela Polícia Federal, em Manaus, após ser alvo da operação “Voz do Poder”. Segundo as investigações da PF, ele era suspeito de manipular testemunhas em uma investigação que apura desvios de recursos públicos destinados à compra de merenda escolar no ano de 2020, durante a pandemia do Covid-19.
Simão já teve outra passagem por prisão, em março de 2023, acusado de discriminação em razão do sexo, contra a vereadora Tatiana Franco dos Santos. A prisão foi pedida à Justiça pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco).
Leia mais notícias de Simão Peixoto
Justiça federal revoga prisão de Simão Peixoto e determina retorno à prefeitura de Borba
Após audiência de custódia, Justiça mantém prisão do prefeito Simão Peixoto
Em 2022, Peixoto agrediu com um soco no rosto o deputado estadual Roberto Cidade (União Brasil), presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) e candidato à reeleição na época. O caso ocorreu durante comício realizado na sede do município.
Veja o momento da agressão
Prefeito Lutador
No fim de 2021, Simão Peixoto e o ex-vereador do município Erineu Alves da Silva se enfrentaram em uma luta de MMA, no ginásio da cidade. O episódio ganhou repercussão nacional.
Na época, o prefeito alegou que havia sido desafiado pelo adversário e aceitou a provocação. Os dois têm histórico de divergências políticas, mas, segundo Peixoto, o duelo não era algo pessoal.
Veja trechos da luta
