O prefeito eleito de Autazes, Thomé Neto (PP), anunciou nesta quinta-feira (31/10), durante entrevista ao programa Tribuna Livre, da Rede Onda Digital, que sua gestão trará novidades em políticas públicas, incluindo a reativação da Secretaria dos Povos Indígenas e a criação da Secretaria da Mulher. Ambas têm o objetivo de fortalecer o atendimento à população indígena e ampliar as ações sociais voltadas às mulheres no município.
Thomé Neto, que venceu as eleições municipais com 53,96% dos votos válidos, somando 14.014 eleitores, afirmou que a gestão do atual prefeito do município, Andreson Cavalcante, havia extinguido a Secretaria do Índio (Semai), que, segundo ele, é essencial para atender a população indígena local, em grande parte composta pelo povo Mura.
Segundo o último Censo do IBGE, Autazes possui cerca de 20.442 habitantes.
Confira o trecho da entrevista:
📌 Prefeito eleito em Autazes, Thomé Neto anuncia criação de secretarias para povos indígenas e mulheres pic.twitter.com/RhFHeGrgFh
— Rede Onda Digital (@redeondadigital) October 31, 2024
Saiba mais:
- Governo entrega 3 mil cestas básicas a famílias afetadas pela seca em Autazes
- Eleições no interior do AM: Thomé Neto vence em Autazes
Além disso, o prefeito eleito informou que pela primeira vez na história de Autazes será criada a Secretaria da Mulher, uma iniciativa idealizada em diálogo com as mulheres do município e sob orientação da futura primeira-dama, Renata Pinheiro.
“Para a gente cuidar melhor da saúde das mulheres, os programas sociais que vão envolver as mulheres, que, inclusive, são maioria no nosso município”, disse.