Nesta terça-feira (17/12), o Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) realizou a diplomação do prefeito reeleito de Manaus, David Almeida (Avante), e do novo vice-prefeito Renato Junior (Avante). Também foram diplomados os 41 vereadores da Câmara Municipal de Manaus (CMM), sendo 28 reeleitos e 13 parlamentares “debutantes”, que integrarão a 19ª legislatura da Casa Legislativa.
Após a cerimônia realizada no prédio anexo do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), todos estão aptos a tomar posse dos respectivos mandatos nos Poderes Executivo e Legislativo Municipais, a partir de 1º de janeiro de 2025. Antes do evento, David Almeida agradeceu a confiança da população pela vitória nas urnas, em outubro, e disse ser um “privilégio indescritível” continuar à frente da Prefeitura da capital amazonense por mais quatro anos.
“Eu só tenho a agradecer ao povo da cidade de Manaus, agradecer a Deus e a população. Aproveitar e lembrar do meu pai e da minha mãe. Muito importantes na minha vida e, infelizmente, não viram esses momentos que estou vivendo [na política], mas sem dúvida alguma é uma alegria muito grande poder servir a população da cidade de Manaus e ser diplomado prefeito pela segunda vez na cidade em que você nasceu. É um privilégio indescritível”, afirmou.
O prefeito de Manaus também declarou apoio ao vereador reeleito David Reis (Avante), da base aliada, para concorrer à presidência da CMM para o biênio 2025-2026. Almeida elogiou a antiga gestão de Reis da Casa e garantiu que não vai interferir no pleito que escolherá o próximo gestor da Câmara de Manaus.
“Isso é uma escolha exclusiva dos vereadores sem interferência nenhuma e sem articulação do [Poder] Executivo. Os vereadores escolherem aquele que na concepção deles é o melhor […] para os próximos dois anos. O David [Reis] quando foi presidente da Câmara [no biênio 2021-2022], ele deu à Câmara uma condição diferenciada. Ele valorizou os servidores e melhorou a estrutura da atividade parlamentar dos vereadores. Sem dúvida alguma é alguém que merece a confiança dos vereadores e vai fazer um bom trabalho”, disse David Almeida.
Leia mais:
“A verdade venceu a mentira”, comemora David Almeida ao ser reeleito prefeito de Manaus
Sobre a disputa pela presidência da CMM, o vereador David Reis preferiu se esquivar da questão para a imprensa. Para o novo mandato, ele prometeu mais empenho, esforço, dedicação e comprometimento. “Não, isso [sobre a chance de voltar a presidir a Câmara de Manaus] é só dia 1º [de janeiro, quando os vereadores tomam posse e elegem a Mesa Diretora da CMM]”, declarou Reis.
Na solenidade de diplomação, o governador do Amazonas, Wilson Lima (União Brasil) e o presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), deputado estadual Roberto Cidade (União Brasil), não compareceram. Ex-aliado do prefeito de Manaus, Lima foi representado pelo vice-governador Tadeu de Souza (Avante), amigo de David Almeida, que o indicou ao cargo no Poder Executivo Estadual.
Já o deputado e vice-presidente da Aleam, Carlinhos Bessa (PV), representou o ausente Cidade, que foi concorrente de David Almeida nas eleições municipais.