26.3 C
Manaus

DISQUE DENÚNCIA

TV Onda Digital AO VIVO

ao vivo

ao vivo

Prefeito de Manaus deve declarar estado de emergência por conta da estiagem

Publicado em:

- Anúncio -

O prefeito de Manaus David Almeida (Avante) deve declarar nesta quarta-feira (27) ou quinta (28) estado de emergência no município devido a estiagem que afeta os rios do Amazonas.

A declaração foi dada em um programa jornalístico nesta quarta-feira (27) e segundo o prefeito, a decisão visa auxiliar principalmente os ribeirinhos que vivem na zona Rural de Manaus.

A declaração de emergência é um recurso que pode ser utilizado por prefeitos e governadores para casos que decorrem de desastre e causam prejuízo a população.  Este devem ser reconhecidos pelo Poder Executivo Federal que ajuda por meio de recursos materiais e financeiros.

“Essa seca pode afetar o abastecimento, principalmente a indústria da Zona Franca de Manaus. Nós estamos passando por um momento muito difícil. Inclusive eu tenho programas da prefeitura, o Empreende Manaus, e nós temos vários containers a caminho de Manaus com vários produtos para serem entregues a feirantes, cabeleireiros, barbeiros, que estão retidos em Porto Velho em função da pouca navegabilidade do rio Madeira. As balsas que vem com combustíveis também estão vindo com capacidade abaixo de 50% e isso pode acarretar um prejuízo grandioso e trazer aqui para Manaus dias muito difíceis. Por exemplo, a minha zona ribeirinha, minha zona rural, está toda isolada. Então eu devo decretar entre hoje e amanhã estado de emergência para que nós possamos tomar as providências necessárias e poder aportar recursos inclusive federal para auxiliar essas comunidades.” disse David Almeida.


Leia também:

Wilson Lima anuncia ajuda do Governo Federal no combate a estiagem e queimadas no AM


A cota do rio Negro, no Porto de Manaus, alcançou nesta quarta-feira (27) 16,41 metros. Com isso, Manaus está a 2,78 metros da maior vazante já registrada desde que a medida do rio é calculada. Isso aconteceu no dia 24 de outubro de 2010, quando o nível da água baixou a 13,63 metros.

Segundo a Defesa Civil do Amazonas, dos 62 municípios do estado, 15 estão em situação de emergência. O Governo do Amazonas já está em Brasília para adquirir recursos e assim diminuir os prejuízos.

Deixe seu comentário
- Anúncio -
Tribunal de Contas do Estado do Amazonas
UEA - Universidade Estadual do Amazonas  - Informativo

| Compartilhar

Jornalismo
Jornalismo
Equipe de jornalismo do portal Rede Onda Digital.

Últimas Notícias

- Anúncio -
TV Onda Digital
Entrar no grupo de Whatsapp - Rede Onda Digital
Rádio Onda Digital
Youtube - Rede Onda Digital

Mantenha-se conectado

0FansLike
0FollowersFollow
513FollowersFollow
0SubscribersSubscribe
- Anúncio -