O governo Lula (PT) decidiu demitir o presidente da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Hélio Doyle, nesta quarta-feira (18) após ele compartilhar uma mensagem no X (ex-Twitter) que dizia que os apoiadores de Israel são “idiotas”.
O Palácio do Planalto avaliou que a permanência de Doyle se tornou insustentável pelas suas postagens, em meio ao conflito entre Israel e o grupo terrorista Hamas.
“Não precisa ser sionista para apoiar Israel. Ser um idiota é o bastante”, diz a mensagem publicada pelo ilustrador Carlos Latuff e que foi compartilhada pelo agora ex-presidente da EBC.
Desde o início do conflito no Oriente Médio, Hélio Doyle se dedicou a fazer publicações sobre a guerra. As mensagens são a favor da Palestina e defendem que o Exército israelense tem cometido crimes de guerra.

Essa não foi a única. O ex-presidente da EBC publicou em suas redes sociais uma série de críticas a Israel ao longo dos últimos dias, sejam por postagens próprias ou republicando terceiros.
Em uma de sua autoria, ele critica veículos de mídia por sua cobertura no conflito.
“Para validar a mentira de Israel, tem emissora pró-EUA contando o que é a Jihad Islâmica. E frisando sua aliança com o Irã… chamam de ‘guerra de versões”, escreveu.
“Eu juro que ouvi agora um comentarista de TV dizer que não se sabe quem atacou o hospital em Gaza”, afirmou em outra postagem.
Leia mais:
Cerca de 150 brasileiros aguardam resgate em áreas de conflitos, diz ministro
Itamaraty confronta informações de Israel e diz que não há brasileiros reféns pelo Hamas
Segundo fontes do Planalto, para evitar que a polêmica se estenda, houve um acordo para que Doyle peça demissão. A confirmação deve sair no Diário Oficial da União nos próximos dias.
Doyle foi nomeado pelo presidente da República para comandar a Empresa Brasil de Comunicação em fevereiro deste ano.
Nas redes sociais, Doyle publicou uma mensagem de despedida:
“O ministro Paulo Pimenta me manifestou hoje seu descontentamento por eu ter repostado, no X, postagem de terceiro acerca do conflito no Oriente Médio. Disse-me que a referida repostagem e sua repercussão na imprensa criaram constrangimentos ao governo, que mantém posição de neutralidade no conflito, em busca da paz e da proteção aos cidadãos brasileiros. Diante disso, pedi desculpas e comuniquei que deixo a presidência da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), agradecendo ao ministro Pimenta e ao presidente Lula pela confiança em mim depositada por todos esses meses”.
Um dos cotados para assumir o cargo é o secretário-executivo da Secom (Secretaria de Comunicação Social), Ricardo Zamora.