Nos decorrer das semanas, integrantes do PL chegaram ao presidente da Câmara, Hugo Motta, com a ideia de substituir o deputado Rodrigo Valadares, do União Brasil, por outro integrante da legenda: Alfredo Gaspar, para a PL da Anistia. A informação é do Blog da Juliana Lopes, da CNN Brasil.
O peso dessa escolha leva em consideração a carreira de Gaspar, que já foi procurador de justiça. O movimento, segundo líderes partidários, poderia facilitar a construção de um texto mais palatável, especialmente para o centrão.
A mudança de relatoria deve ser reforçada pela oposição em reunião com Hugo Motta na próxima semana. A alteração, no entanto, ainda é considerada um plano B, já que o atual relator, Rodrigo Valadares, é bem avaliado pelo presidente da Câmara.
Saiba mais:
Deputado Glauber Braga encerra greve de fome após firmar acordo com Hugo Motta
Além disso, a permanência da relatoria com o União Brasil seria uma forma de não “desagradar” a legenda, que segue oferecendo amplo apoio ao projeto de lei.
Mais de 50% da bancada assinou a lista favorável ao pedido para que a proposta tramite em regime de urgência na Casa. O número de apoiadores chamou atenção do governo – que tem a sigla na Esplanada dos Ministérios – e animou aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro.
*Com informações da CNN Brasil