A Câmara Municipal de Manaus (CMM) realizou, na manhã desta segunda-feira (26/05), uma audiência pública, solicitada pelo vereador Zé Ricardo (PT), para que fossem prestados esclarecimentos sobre os novos sócios da Amazonas Energia e os constantes apagões na capital.
A empresa foi representada pelo diretor de Relações Institucionais, Radyr Gomes, e pelo gerente de Operações na capital, Raimundo Júnior.
Os vereadores que mais criticaram as explicações da concessionária de energia foram Rodrigo Guedes (PP) e Paulo Tayrone (PMB).
A fala mais impactante veio do vereador Rodrigo Guedes, que, por meio de uma analogia, afirmou que a fornecedora de energia do Amazonas compareceu ao plenário da CMM apenas para dar desculpas, tentando se colocar como vítima diante da sequência de apagões na cidade.
“Só falta ele pedir uma vaquinha online aqui, um pix”, dispara Rodrigo Guedes sobre explicações da Amazonas energia na CMM pic.twitter.com/WOJ5xDMY2S
— Rede Onda Digital (@redeondadigital) May 26, 2025
“Só falta ele pedir dinheiro aqui pra gente, né? Pedir uma vaquinha online, um pix. Porque fica contando uma miséria, como se a Amazonas Energia fosse a coitadinha da história, e a gente sabe que não é isso. Negar, por exemplo, que há apagões diários nos bairros é uma brincadeira. Não estou julgando os representantes que estão aqui, mas é um fato que a Amazonas Energia deixa a cidade toda sem luz”, disparou Guedes.
O vereador Zé Ricardo, autor do requerimento de convocação dos diretores da empresa, declarou que muitas perguntas ainda ficaram sem resposta. Além disso, criticou a falta de ação da empresa diante da precariedade da infraestrutura de energia em diversos bairros.
Zé Ricardo critica a precariedade dos equipamentos da Amazonas energia nos bairros pic.twitter.com/E3nGkbXNyI
— Rede Onda Digital (@redeondadigital) May 26, 2025
“Eles não reconhecem o sucateamento da estrutura de transmissão da cidade. Você vê muitos bairros com transformadores em condições precárias, estruturas totalmente ultrapassadas, que não resistem a qualquer chuva, qualquer temporal. Qualquer variação climática já é motivo para desativarem tudo automaticamente”, comentou o parlamentar.
Por sua vez, o vereador Paulo Tayrone questionou quais órgãos a população deve procurar para registrar reclamações, especialmente em casos de eletrodomésticos danificados por quedas de energia.
Segundo ele, essa também foi uma questão sem resposta por parte dos representantes da empresa.
Vereador Paulo Tyrone critica falta de respostas concretas da Amazonas energia na CMM pic.twitter.com/GNfhgQgGTD
— Rede Onda Digital (@redeondadigital) May 26, 2025
“A pergunta que fica é: o consumidor não quer saber de quem é a responsabilidade, ele quer saber quem vai resolver o problema da geladeira que queimou. E quem é que o consumidor deve procurar? Essa é a principal pergunta que não foi respondida. Pela explicação que ele deu, tudo pareceu muito vago, como se a empresa tentasse fugir da responsabilidade”, declarou Tayrone.
Saiba mais:
Renato Júnior alfineta oposição na CMM: “Quando o Sol chegar é a hora de espantar os papagaios”
Raulzinho exalta vereadores da base: “Se os 41 fossem oposição, obras como essa não aconteceriam”
Explicações da Amazonas Energia
O diretor de Relações Institucionais, Radyr Gomes, destacou a importância da participação da empresa na audiência.
“Foi uma oportunidade fundamental para mostrar à Casa Legislativa e à população como funciona o sistema de distribuição no Amazonas. Respondemos aos questionamentos dos vereadores e apresentamos tudo o que foi realizado nos últimos anos de concessão, reforçando nosso compromisso com a melhoria contínua do serviço prestado”, afirmou.
O gerente de Operações na capital, Raimundo Júnior, ressaltou a relevância do momento para esclarecer o funcionamento técnico do sistema.
“Tivemos a chance de explicar como está configurado o sistema elétrico do Amazonas, como ocorre a interligação ao Sistema Interligado Nacional (SIN) e como é feito o processo de recomposição em casos de blackout. Também detalhamos quais são as responsabilidades da distribuidora e de outros agentes do setor elétrico, proporcionando um entendimento mais claro aos vereadores e à sociedade sobre o papel da Amazonas Energia”, pontuou.