As principais notícias de Manaus, Amazonas, Brasil e do mundo. Política, economia, esportes e muito mais, com credibilidade e atualização em tempo real.
Rede Onda Digital
Assista a TV 8.2

Pirarucus viram problema para Lula na Granja do Torto

Peixe amazônico passa a predar outros animais em lago da residência oficial e vira tema de reunião política com deputados
05/02/26 às 13:48h
Pirarucus viram problema para Lula na Granja do Torto

Foto: manimiranda / iNaturalist

Pirarucus recebidos pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva como presente passaram a gerar transtornos no lago da Granja do Torto, residência de veraneio da Presidência da República, em Brasília. Cerca de 20 exemplares do peixe amazônico, doados pelo ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, foram colocados no local e começaram a predar outros animais que vivem no lago.

Considerados entre os maiores peixes de água doce do mundo, os pirarucus podem atingir até três metros de comprimento e pesar cerca de 200 quilos.

Segundo relatos de parlamentares e ministros, os peixes passaram a se alimentar principalmente de filhotes de patos introduzidos recentemente no lago.


Leia mais

Mais de 300 sacos de pirarucu seco são apreendidos em Itacoatiara

Lula defende fim da escala 6×1 e diz que Brasil encerrou 2025 mais forte, com recordes econômicos


O episódio foi comentado pelo próprio presidente durante um jantar com mais de 20 deputados federais, realizado nesta quarta-feira (4), na Granja do Torto.

Na ocasião, Lula afirmou que precisou mandar preparar alguns pirarucus para consumo, justamente para conter os impactos sobre os demais animais.

O encontro também marcou uma aproximação política do Planalto com o Congresso em ano eleitoral. Ao som de músicas de Geraldo Vandré, Lula fez acenos aos parlamentares, reconheceu divergências passadas e agradeceu o apoio do presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB). A reunião foi vista como um gesto do governo para fortalecer o diálogo com o Centrão.

Com informações do G1.