O anúncio feito pelo deputado federal Capitão Alberto Neto (PL) e a última pesquisa eleitoral divulgada pela Perspectiva no dia 31 de dezembro serviram de ingredientes para que o ex-superintendente da Suframa, Coronel Menezes (PL) usasse as redes sociais, na manhã de hoje (2/1), para se manifestar acerca das eleições municipais, marcada para o dia 6 de outubro, e também sobre sua permanência – ou não – no PL, sigla do ex-presidente Jair Bolsonaro, a quem sempre busca vincular sua imagem política.
No levantamento feito pela Perspectiva, desta vez, alguns nomes foram excluídos e outros foram colocados no lugar. Para Menezes, no entanto, a ação tende a ludibriar o eleitor manauara.
“Qualquer pesquisa na qual não apareça o meu nome carece de credibilidade. Porque eu não vou desistir de disputar a Prefeitura de Manaus e, certamente, o meu nome nesta pesquisa deveria aparecer em segundo lugar, por isso não divulgaram esse cenário.
Parece que estão querendo manipular a população de Manaus e a opinião pública”, escreveu Menezes.
No feed do Instagram, Menezes publicou trecho de um vídeo da CNN Brasil, onde eram divulgados dados da Ipespe. O nome do ex-superintendente aparece em terceiro lugar, com 10% da preferência do eleitor, atrás apenas de David Almeida (Avante), com 34%, e Amom Mandel (Cidadania), com R$ 25%. Este último, no entanto, já declarou não ter interesse em concorrer nas eleições municipais.
Ver essa foto no Instagram
‘Cutucadas’ de Menezes a colegas de partido
Ao comentar o vídeo da CNN, Menezes não aliviou nem para o presidente do PL-AM, o ex-prefeito Alfredo Nascimento, destacando que “é preciso ter identificação com quem será o candidato para representar o bolsonarismo raiz e não o nutella”.
“O Bolsonarismo em Manaus é indiscutível, formamos uma maioria absoluta, mas para transferir votos o candidato precisa representar os princípios do presidente Bolsonaro.
Não é qualquer um que vai herdar os seus votos, se fosse assim o candidato do PL seria Alfredo Nascimento, eu pergunto: a Direita votaria nele a pedido do presidente Bolsonaro? Claro que não, nem eu votaria”, frisou.
No PL, ou não, Menezes é pré-candidato
Tido, até então, como o candidato do PL para disputar as eleições municipais em Manaus, Menezes foi ‘surpreendido’ com o anúncio do deputado Alberto Neto, se colocando de forma oficial como o nome da legenda para o pleito.
Valorizando o próprio passe, Menezes diz que o número de votos obtidos somente em Manaus, quando concorreu ao Senado em 2022, lhe dá outras opções de filiação.
“Continuo oficialmente no PL, mas estou conversando com alguns partidos e avaliando todas as possibilidades. Um candidato que teve 544 mil votos em Manaus nas últimas eleições não fica sem opção, concordas? Tenho tempo para escolher o melhor caminho e não farei nada apressadamente”, pontuou.
No entanto, Menezes ressaltou que o nome de Alberto Neto não deve ser tratado como a escolha oficial do partido e disse que é um direito que lhe cabe ter seu nome nas pesquisas de intenção de voto.
“Sou pré-candidato. O partido ainda não definiu oficialmente quem será o candidato para disputar as eleições. Portanto, eu”, por direito, não deveria ficar de fora de nenhuma pesquisa, salvo se ela estiver atendendo interesses específicos”, comentou.