30.3 C
Manaus

DISQUE DENÚNCIA

TV Onda Digital AO VIVO

ao vivo

ao vivo

Pesquisa Quaest: 89% dos brasileiros condenam atos de 8/1; há 1 ano, eram 94%

Publicado em:

- Anúncio -

Pesquisa da Genial/Quaest divulgada neste domingo (07/01) mostra que, um ano depois, 89% dos entrevistados condenam os atos golpistas de 8 de janeiro — uma queda de cinco pontos percentuais em relação a fevereiro do ano passado, quando 94% dos entrevistados condenavam os atos. O levantamento foi realizado entre 14 e 18 de dezembro, com 2.012 entrevistas presenciais — com brasileiros de 16 anos ou mais — em todos os estados.

A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais.

No total, os entrevistados que aprovam os atos somam 6%, contra 4% em fevereiro de 2023.

O percentual dos que reprovam o ocorrido é semelhante em todas as regiões do país: Nordeste (91%), Sudeste (89%), Sul (87%) e Centro-Oeste e Norte (90%).


Leia mais:

Bolsonaro diz que 8/1 foi “armadilha da esquerda”

Moraes diz que ‘vândalos do 8/1’ tinham planos de prendê-lo e enforcá-lo


Dentre os eleitores de Jair Bolsonaro (PL), o índice de desaprovação ao 8/1 é de 85% e de aprovação de 11%. Já dentre os entrevistados que declararam ter votado em Lula (PT), o índice de desaprovação ao 8/1 é de 94% e de aprovação de 4%.

47% dos entrevistados acreditam que Bolsonaro teve influência nos atos de 8/1, contra 43% que pensam que ele não teve. Em fevereiro do ano passado, esses percentuais eram, respectivamente, 51% (a maioria) e 38%.

A maioria (51%) dos entrevistados acredita que os participantes da invasão são radicais e não representam os eleitores de Jair Bolsonaro. Já para 37% os responsáveis pelos atos representam os eleitores do ex-presidente.

Nesta segunda, aniversário dos atos do dia 8 de janeiro, será realizado uma solenidade em Brasília, pela democracia, com a presença de Lula, do presidente do Senado e do Congresso, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), da Câmara, Arthur Lira, e do Supremo Tribunal Federal, Luís Roberto Barroso. Alguns governadores de partidos de oposição ao governo não vão comparecer, alegando impossibilidade de agenda ou outros compromissos.

Com informações de UOL. 

Deixe seu comentário
- Anúncio -
Tribunal de Contas do Estado do Amazonas
UEA - Universidade Estadual do Amazonas  - Informativo

| Compartilhar

Ivanildo Pereira
Ivanildo Pereira
Repórter de política na Rede Onda Digital Jornalista formado pela Faculdade Martha Falcão Wyden. Política, economia e artes são seus maiores interesses.

Últimas Notícias

- Anúncio -
TV Onda Digital
Youtube - Rede Onda Digital
Rádio Onda Digital
Entrar no grupo de Whatsapp - Rede Onda Digital

Mantenha-se conectado

0FansLike
0FollowersFollow
513FollowersFollow
0SubscribersSubscribe
- Anúncio -