O deputado federal Capitão Alberto Neto (PL-AM) tem aparecido em terceiro lugar na maioria das pesquisas eleitorais dos institutos sobre a disputa pela Prefeitura de Manaus. Essa regularidade do pré-candidato da sigla do ex-presidente Jair Bolsonaro foi comprovada novamente no levantamento do Instituto Eficaz, divulgado nesta terça-feira (11/06).
Nas projeções para as eleições de 2024 em Manaus, como David Almeida e Amom Mandel geralmente empatam, uma possível vaga no segundo turno fica em aberto para o pré-candidato que mais se aproximar dos líderes de votos, que neste caso é o Capitão Alberto Neto. Mas o deputado federal e outros adversários de pleito ainda podem crescer nas pesquisas se convencerem a votar neles parte dos 59,4% dos eleitores indecisos, por exemplo, que este novo levantamento do Instituto Eficaz informa.
No cenário da estimulada, quando os nomes dos pré-candidatos são mostrados aos entrevistados, a distância entre Capitão Alberto Neto e o deputado estadual Roberto Cidade (União Brasil) é o dobro em porcentagem. Nesta conjuntura, Neto se consolida em terceiro lugar, com 14,4% das intenções de voto, enquanto o presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) nem o ameaça ao ficar com 7,1% do eleitorado.
A pesquisa do Instituto Eficaz tem nível de confiança de 95% e entrevistou 808 pessoas de Manaus, entre os dias 5 e 8 de junho.
Leia mais:
Pesquisa Eficaz: David Almeida e Amom Mandel estão empatados tecnicamente
Pesquisa Quaest aponta empate técnico entre David e Amom; Alberto Neto cresce no terceiro lugar
Diálogo aberto
Autodeclarado pré-candidato legítimo da direita em Manaus, com a bênção pessoal de Bolsonaro na cidade, Capitão Alberto Neto afirmou em entrevista ao programa Boa noite, Amazônia, da Rede Onda Digital, na sexta-feira passada, que para o diretório nacional do PL conquistar a prefeitura da capital amazonense é estratégica.
Neste mesmo programa, o deputado federal disse que mantém o diálogo aberto com outros pré-candidatos e que se fosse para o segundo turno gostaria do apoio do governador Wilson Lima (União Brasil), já que nesta previsão Roberto Cidade, aposta do grupo político do UB, estaria fora da disputa eleitoral.
Veja aqui a pesquisa completa:
[pdfjs-viewer url=”https://redeondadigital.com.br/wp-content/uploads/2024/06/Erico-Manaus-9-6-divulg.pdf” attachment_id=”467504″ viewer_width=100% viewer_height=800px fullscreen=true download=false print=false]