O candidato à Prefeitura de Autazes (a 111 quilômetros de Manaus), Thomé Neto (Progressistas), de 40 anos, mantém o favoritismo e lidera a disputa ao Poder Executivo do município, conforme um novo levantamento do instituto Direto ao Ponto Pesquisas. Nos cenários da espontânea e estimulada, Neto ultrapassa o ex-prefeito da cidade e principal adversário de pleito, Wanderlan Sampaio (União Brasil), de 64 anos, nas intenções de voto dos eleitores.
A pesquisa foi realizada entre os dias 4 e 6 de setembro. O Direto ao Ponto entrevistou 420 eleitores de Autazes, tanto na área urbana quanto rural. A margem de erro é de 4,8% para mais ou para menos e o nível de confiança é de 95,5%. O levantamento foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número AM-08643/2024.
No cenário da espontânea, quando os nomes dos candidatos não são apresentados às pessoas entrevistadas, Thomé Neto está em primeiro lugar na preferência dos eleitores, com 42,7% das intenções de voto, seguido por Wanderlan Sampaio, que registra 37,9%.
Luiz Carlos (PL), de 69 anos, tem 0,3%. Ainda segundo a pesquisa, 17,2% dos eleitores se mostraram indecisos ou não responderam em quem votariam para prefeito de Autazes.
Já no cenário da estimulada, em que os nomes dos candidatos são apresentados aos eleitores, Thomé Neto aparece novamente liderando, com 49,8% das intenções de voto. Em segundo colocado, mais uma vez fica Wanderlan Sampaio, com 40,8%, e por último Luiz Carlos, com 2,5%.
Outros 5,3% dos eleitores declararam que votariam branco ou nulo, enquanto 1,6% não souberam ou não responderam.
Rejeição
Wanderlan Sampaio é o candidato mais rejeitado entre os eleitores, com 35% dos entrevistados afirmando que não votariam nele de jeito nenhum.
Thomé Neto apresenta uma rejeição de 23,7% e Luiz Carlos tem o menor índice de rejeição, com 4%.
A metodologia de pesquisa do instituto Direto ao Ponto foi quantitativa e realizada por amostragem ao utilizar questionários estruturados aplicados em pontos de fluxo de pessoas ou domicílios. Para a entrevista com os eleitores, a abordagem era por tablet ou smartphone.