Na primeira pesquisa da Confederação Nacional do Transporte (CNT) sobre intenções de voto no segundo turno da eleição presidencial, divulgada nesta segunda-feira (17), o candidato Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem 53,5% dos votos válidos (que desconsidera nulos, brancos e indecisos), e o candidato Jair Bolsonaro (PL) tem 46,5%.
A consulta foi realizada pelo instituto MDA. Nos votos totais, em cenário estimulado (no qual os nomes dos candidatos são apresentados aos eleitores), Lula tem 48,1% e Bolsonaro, 41,8%. Brancos e nulos foram 6% e indecisos são 4,1%, de acordo com a pesquisa. A escolha do candidato, diz a pesquisa, é considerada definitiva por 95,1% dos eleitores de Bolsonaro e por 94,2% dos de Lula.
Ambos os candidatos apresentaram redução dos índices de rejeição. Nesse quesito, Bolsonaro tem 50,1% de rejeição e Lula, 44,4%.
Leia mais:
Pesquisa Ipespe: Lula tem 53%, Bolsonaro 47%
Bolsonaro critica Moraes por medida contra investigação de institutos de pesquisa
No cenário espontâneo (quando os nomes não são mostrados aos entrevistados), Lula registra 46,4% e Bolsonaro tem 40,6%. Brancos e nulos são 6,3% e indecisos, 6,7%.
Comparado ao último levantamento do mesmo instituto, divulgado em 30 de setembro, antes do primeiro turno, Lula oscilou dois pontos percentuais para menos, enquanto Bolsonaro oscilou um ponto para mais no cenário estimulado de votos totais.