24.3 C
Manaus

DISQUE DENÚNCIA

Ouça a Rádio 92,3

Assista a TV 8.2

Partidos iniciam convenções, e Lula e Bolsonaro dominarão tempo de TV

Publicado em:

- Anúncio -

Os dois candidatos com maiores intenções de votos para a eleição presidencial de 2022, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL), vão dominar o tempo de TV e de rádio na vindoura propaganda eleitoral. O espaço deverá ser mais ou menos o mesmo para as duas candidaturas.

O tempo de TV dos candidatos será anunciado oficialmente pelo Tribunal Superior Eleitoral após a definição dos nomes que vão concorrer de fato à Presidência da República. E esse processo de definição ocorrerá nas convenções partidárias: a partir de amanhã, dia 20, até 5 de agosto, os partidos realizarão suas convenções para tornar oficial os seus candidatos. O rateio da propaganda leva em conta o peso do partido, da coligação e o número de concorrentes.


Leia mais:

Convenções partidárias começam nesta quarta-feira; confira datas e horários de eventos no Amazonas

Visita de Lula a Manaus é adiada para agosto


Lula, que deve ter sete partidos em sua coligação, terá cerca de 3 minutos e 10 segundos a cada bloco de 12 minutos e 30 segundos. Bolsonaro virá logo em seguida, com cerca de 2 minutos e 50 segundos.

O deputado federal Luciano Bivar, que nem pontuou na última pesquisa Datafolha, terá o terceiro maior espaço, caso confirme mesmo sua candidatura -pouco mais de 2 minutos por bloco. Isso se dá porque sua sigla, o União Brasil, é fruto da fusão do DEM com o PSL, partido pelo qual Bolsonaro se elegeu em 2018. Hoje o União Brasil é a maior legenda do país. Logo atrás virão Simone Tebet (MDB), com cerca de 1 minuto e 50 segundos, e Ciro Gomes (PDT), com cerca de 50 segundos.

A partir desta quarta, os partidos terão 17 dias para confirmar os nomes de seus candidatos não só ao Palácio do Planalto, mas ao Congresso (toda a Câmara será renovada, além de um terço do Senado), aos governos estaduais e às Assembleias Legislativas. A primeira convenção deverá ser a do PDT para confirmar o nome de Ciro Gomes. A do MDB será virtual, a ser realizada em 27 de julho. O União Brasil foi quem marcou a convenção para a data mais longe: 5 de agosto, já que Bivar tem a candidatura contestada. A convenção do PT será realizada na quinta (21), no hotel Jaraguá, em São Paulo. A de Bolsonaro ocorrerá no domingo (24), no Maracanãzinho (Rio de Janeiro).

Após as convenções, os partidos têm um prazo para registro de todos os seus candidatos na disputa. O limite é 15 de agosto.

A propaganda eleitoral no rádio e na TV será veiculada de 26 de agosto a 29 de setembro, três dias antes do primeiro turno das eleições (2 de outubro). São dois blocos de 12 minutos e 30 segundos às terças, quintas e sábados, além de peças diárias veiculadas nos intervalos comercias das emissoras, as chamadas inserções.

Via Folha de S. Paulo.
Deixe seu comentário
- Anúncio -
Siga-nos no Threads
Fucapi
Youtube - Rede Onda Digital

| Compartilhar

Ivanildo Pereira
Ivanildo Pereira
Repórter de política na Rede Onda Digital Jornalista formado pela Faculdade Martha Falcão Wyden. Política, economia e artes são seus maiores interesses.

Mantenha-se conectado

0FansLike
0FollowersFollow
0FollowersFollow
0SubscribersSubscribe

Mais lidas

- Anúncio -
- Anúncio -