• Amazonas
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Colunistas
  • Esportes
  • Brasil
  • Mundo
  • Entretenimento
  • Lifestyle e Bem Estar
Buscar

Ouça a Rádio 92,3

Assista a TV 8.2

Ouça a Rádio 92,3

Assista a TV 8.2

Ouça a Rádio 92,3

Assista a TV 8.2

  • Amazonas
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Colunistas
  • Esportes
  • Brasil
  • Mundo
  • Entretenimento
  • Lifestyle e Bem Estar

Ouça a Rádio 92,3

Assista a TV 8.2

  • Amazonas
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Colunistas
  • Esportes
  • Brasil
  • Mundo
  • Entretenimento
  • Lifestyle e Bem Estar
InícioPolítica

Morte do papa Francisco comove ministros de Lula e autoridades brasileiras; veja homenagens

O pontífice tinha 88 anos e sua morte gerou uma onda de comoção mundial, refletida nas homenagens prestadas por representantes dos Três Poderes no Brasil.

Política
(Foto: Vatican Media / ABACAPRESS)
Compartilhado
Facebook
Twitter
Pinterest
WhatsApp
    21 de abril de 2025 às 08:44

    Ministros do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e outras autoridades políticas brasileiras lamentaram, na manhã desta segunda-feira (21/04), o falecimento do papa Francisco, ocorrido durante a madrugada, em sua residência oficial, a Casa Santa Marta, no Vaticano. O pontífice tinha 88 anos e sua morte gerou uma onda de comoção mundial, refletida nas homenagens prestadas por representantes dos Três Poderes no Brasil.

    O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, relembrou seu encontro com Francisco durante a visita do papa ao Rio de Janeiro, em 2013, e exaltou a postura do líder religioso frente à pandemia de Covid-19.

    “O Papa Francisco foi um grande defensor do acesso gratuito à saúde, durante toda a pandemia ergueu sua voz em favor da vacina contra o negacionismo, orou pelos doentes, pelos médicos e por todos os profissionais da saúde”, afirmou o ministro.

    Papa Francisco, luz eterna.

    O Papa Francisco foi um grande defensor do acesso gratuito à saúde, durante toda a pandemia ergueu sua voz em favor da vacina contra o negacionismo, orou pelos doentes, pelos médicos e por todos os profissionais da saúde.

    Tive a graça de conhecer… pic.twitter.com/brxXKcXJYK

    — Alexandre Padilha (@padilhando) April 21, 2025

    Já o ministro do Esporte, André Fufuca, destacou a espiritualidade e o humanismo do pontífice.

    “Homem de fé e simplicidade, deixa um legado de tolerância, diálogo e amor ao próximo. Acolheu minorias, priorizou os pobres. Um Papa do povo, com alma gigante e coração aberto ao mundo. Obrigado por tudo. Descanse em paz, Santo Padre”, declarou.

    Homem de fé e simplicidade, deixa um legado de tolerância, diálogo e amor ao próximo. Acolheu minorias, priorizou os pobres. Um Papa do povo, com alma gigante e coração aberto ao mundo. Obrigado por tudo.
    Descanse em paz, Santo Padre. 🙏🙏🙏 pic.twitter.com/OAdJ4lQtAq

    — André Fufuca (@andre_fufuca) April 21, 2025

    A ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, publicou uma foto do papa ao lado de sua mãe, Marinete Silva, e se emocionou com a perda.

    “Descanse em paz Papa Francisco. Obrigada por todo seu ensinamento de esperança, amor verdadeiro, humildade e fé. Que Deus, Maria e todos os anjos lhe recebam de braços abertos. O senhor sempre será eterno em nossos corações e orações”, escreveu.

     

    Ver essa foto no Instagram

     

    Uma publicação compartilhada por Anielle Franco (@aniellefranco)


    Saiba mais:

    • Jair Bolsonaro lamenta morte do papa e cita espiritualidade para “tempos de incerteza”
    • Saiba quais políticos brasileiros se encontraram com papa Francisco

    Silvio Costa Filho, ministro de Portos e Aeroportos, enfatizou o compromisso do Papa Francisco com a justiça social e a democracia.

    “O Papa Francisco vai deixar saudade no coração de todos nós. Sempre lutou em defesa da democracia, do diálogo e dos menos favorecidos. Alguém que veio ao mundo para exercer diariamente a palavra solidariedade. Que os seus ensinamentos de paz, amor e esperança possam inspirar a todos!”, reforçou.

    O papa Francisco vai deixar saudade no coração de todos nós, sempre lutou em defesa da democracia, do diálogo e dos menos favorecidos. Alguém que veio ao mundo para exercer diariamente a palavra solidariedade. Que os seus ensinamentos de paz, amor e esperança possam inspirar a… pic.twitter.com/MjgbQk5CJe

    — Silvio Costa Filho (@Silvio_CFilho) April 21, 2025

    A ministra de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, compartilhou sua dor em rede social.

    “De coração partido. [Francisco] liderou a Igreja com coragem, humildade e amor pelos que mais sofrem. Sua fé caminhava junto com a justiça, resgatando a esperança ao redor do mundo. Seus ensinamentos e posições permanecerão entre nós. Siga em paz, Francisco”, publicou.

    Com o coração apertado, nos despedimos do Papa Francisco. Liderou a Igreja com coragem, humildade e amor pelos que mais sofrem. Sua fé caminhava junto com a justiça, resgatando a esperança ao redor do mundo. Seus ensinamentos e posições permanecerāo entre nós. Siga em paz… pic.twitter.com/b5A9ADfoJM

    — Gleisi Hoffmann (@gleisi) April 21, 2025

    Entre os presidentes do Legislativo, também houve manifestações de pesar. Hugo Motta, presidente da Câmara dos Deputados, disse que “Francisco foi o símbolo do diálogo, do acolhimento, da compreensão e, principalmente, da inclusão”.

    “Foi o papa que abriu a Igreja e a colocou no século XXI. Um líder que ficará na história pela força dos seus gestos. Eu e minha família seguiremos em oração por este líder que foi símbolo de esperança e justiça. Sem dúvida um exemplo de vida e luta para todos nós”, escreveu Motta.

    Poucos líderes foram tão marcantes para mim como o Jorge Mário Bergoglio. Papa Francisco foi o primeiro jesuíta e o primeiro latino a ocupar o posto mais alto da Igreja.

    Porém, para mim, o que mais marcou sua passagem foram as transformações que ele promoveu. Francisco foi o…

    — Hugo Motta (@HugoMottaPB) April 21, 2025

    O presidente do Senado Federal, Davi Alcolumbre, compartilhou uma experiência pessoal com o papa.

    “Como presidente do Senado e, como judeu, expresso a minha mais profunda admiração pela vida e obra do Papa. Em 2019, tive a honra de assistir a uma missa celebrada pelo Papa, e essa experiência me deixou uma marca profunda. Sua palavra e sua bênção ficarão para sempre em minha memória.”

    É com profunda tristeza que recebo a notícia do falecimento de Sua Santidade, o Papa Francisco. O Congresso Nacional do Brasil une-se em solidariedade à comunidade católica em todo o mundo, à Santa Sé e a todos aqueles que tiveram suas vidas tocadas pelo papado de Francisco.

    — Davi Alcolumbre (@davialcolumbre) April 21, 2025

    Do Judiciário, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Flávio Dino, também prestou tributo ao líder da Igreja Católica.

    “O Papa Francisco integra, com destaque eterno, a história da nossa Igreja Católica. Foi um exemplar cristão latino-americano. Lembro suas tão necessárias palavras”, escreveu.

     

    Ver essa foto no Instagram

     

    Uma publicação compartilhada por Flávio Dino (@flaviodino)

    O ex-presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, exaltou o legado de Francisco.

    “Deixa um legado de amor ao próximo, de determinação na luta pelo fim dos conflitos. O Santo Padre se encontrará com Deus e continuará a rezar por todos nós. Obrigado pela sua missão na Terra, cumprida com louvor e paixão. Descanse em paz!”, declarou.

    O Brasil e o mundo amanheceram tristes com a notícia da morte do Papa Francisco. Líder da Igreja Católica, Francisco nos deixa um legado de amor ao próximo, de determinação na luta pelo fim dos conflitos, de preocupação com o planeta.

    — Arthur Lira (@ArthurLira_) April 21, 2025

    Morte do papa Francisco

    O primeiro pontíficie latino-americano, Jorge Mario Bergoglio, o papa Francisco, morreu aos 88 anos, nesta segunda-feira (21/04), em Roma. A informação foi divulgada pelo Vaticano, mas a causa da morte não foi informada.

    “O Bispo de Roma, Francisco, retornou à casa do Pai. Toda a sua vida foi dedicada ao serviço do Senhor e de Sua Igreja. Ele nos ensinou a viver os valores do Evangelho com fidelidade, coragem e amor universal, especialmente em favor dos mais pobres e marginalizados. Com imensa gratidão por seu exemplo como verdadeiro discípulo do Senhor Jesus, recomendamos a alma do Papa Francisco ao infinito amor misericordioso do Deus Trino”, diz comunicado oficial.

    Quem será o novo papa? Conheça os favoritos a ocupar o lugar de Francisco
    (Foto: Vaticano)

    A última aparição pública do Papa Francisco ocorreu neste domingo (20/04) durante a Missa de Páscoa. Ele não celebrou a missa, mas apareceu na varanda da galeria sobre a entrada da basílica.

    Saiba a causa da morte do Papa Francisco aos 88 anos
    (Foto: Divulgação)

    Sua homília pascal foi lida pelo Cardeal Angelo Comastri, arcipreste aposentado da Basílica de São Pedro.

    Saúde debilitada

    O pontíficie ficou internado por 40 dias e estava se recuperando de uma pneumonia nos dois pulmões. O estado de saúde dele foi considerado pelo Vaticano como “complexo”.

    Papa Francisco está com infecção: Vaticano chama situação de "complexa"
    (Foto: REUTERS/Remo Casilli).
    - Publicidade -
    Siga-nos no Threads

    Ministros do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e outras autoridades políticas brasileiras lamentaram, na manhã desta segunda-feira (21/04), o falecimento do papa Francisco, ocorrido durante a madrugada, em sua residência oficial, a Casa Santa Marta, no Vaticano. O pontífice tinha 88 anos e sua morte gerou uma onda de comoção mundial, refletida nas homenagens prestadas por representantes dos Três Poderes no Brasil.

    O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, relembrou seu encontro com Francisco durante a visita do papa ao Rio de Janeiro, em 2013, e exaltou a postura do líder religioso frente à pandemia de Covid-19.

    “O Papa Francisco foi um grande defensor do acesso gratuito à saúde, durante toda a pandemia ergueu sua voz em favor da vacina contra o negacionismo, orou pelos doentes, pelos médicos e por todos os profissionais da saúde”, afirmou o ministro.

    Papa Francisco, luz eterna.

    O Papa Francisco foi um grande defensor do acesso gratuito à saúde, durante toda a pandemia ergueu sua voz em favor da vacina contra o negacionismo, orou pelos doentes, pelos médicos e por todos os profissionais da saúde.

    Tive a graça de conhecer… pic.twitter.com/brxXKcXJYK

    — Alexandre Padilha (@padilhando) April 21, 2025

    Já o ministro do Esporte, André Fufuca, destacou a espiritualidade e o humanismo do pontífice.

    “Homem de fé e simplicidade, deixa um legado de tolerância, diálogo e amor ao próximo. Acolheu minorias, priorizou os pobres. Um Papa do povo, com alma gigante e coração aberto ao mundo. Obrigado por tudo. Descanse em paz, Santo Padre”, declarou.

    Homem de fé e simplicidade, deixa um legado de tolerância, diálogo e amor ao próximo. Acolheu minorias, priorizou os pobres. Um Papa do povo, com alma gigante e coração aberto ao mundo. Obrigado por tudo.
    Descanse em paz, Santo Padre. 🙏🙏🙏 pic.twitter.com/OAdJ4lQtAq

    — André Fufuca (@andre_fufuca) April 21, 2025

    A ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, publicou uma foto do papa ao lado de sua mãe, Marinete Silva, e se emocionou com a perda.

    “Descanse em paz Papa Francisco. Obrigada por todo seu ensinamento de esperança, amor verdadeiro, humildade e fé. Que Deus, Maria e todos os anjos lhe recebam de braços abertos. O senhor sempre será eterno em nossos corações e orações”, escreveu.

     

    Ver essa foto no Instagram

     

    Uma publicação compartilhada por Anielle Franco (@aniellefranco)


    Saiba mais:

    • Jair Bolsonaro lamenta morte do papa e cita espiritualidade para “tempos de incerteza”
    • Saiba quais políticos brasileiros se encontraram com papa Francisco

    Silvio Costa Filho, ministro de Portos e Aeroportos, enfatizou o compromisso do Papa Francisco com a justiça social e a democracia.

    “O Papa Francisco vai deixar saudade no coração de todos nós. Sempre lutou em defesa da democracia, do diálogo e dos menos favorecidos. Alguém que veio ao mundo para exercer diariamente a palavra solidariedade. Que os seus ensinamentos de paz, amor e esperança possam inspirar a todos!”, reforçou.

    O papa Francisco vai deixar saudade no coração de todos nós, sempre lutou em defesa da democracia, do diálogo e dos menos favorecidos. Alguém que veio ao mundo para exercer diariamente a palavra solidariedade. Que os seus ensinamentos de paz, amor e esperança possam inspirar a… pic.twitter.com/MjgbQk5CJe

    — Silvio Costa Filho (@Silvio_CFilho) April 21, 2025

    A ministra de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, compartilhou sua dor em rede social.

    “De coração partido. [Francisco] liderou a Igreja com coragem, humildade e amor pelos que mais sofrem. Sua fé caminhava junto com a justiça, resgatando a esperança ao redor do mundo. Seus ensinamentos e posições permanecerão entre nós. Siga em paz, Francisco”, publicou.

    Com o coração apertado, nos despedimos do Papa Francisco. Liderou a Igreja com coragem, humildade e amor pelos que mais sofrem. Sua fé caminhava junto com a justiça, resgatando a esperança ao redor do mundo. Seus ensinamentos e posições permanecerāo entre nós. Siga em paz… pic.twitter.com/b5A9ADfoJM

    — Gleisi Hoffmann (@gleisi) April 21, 2025

    Entre os presidentes do Legislativo, também houve manifestações de pesar. Hugo Motta, presidente da Câmara dos Deputados, disse que “Francisco foi o símbolo do diálogo, do acolhimento, da compreensão e, principalmente, da inclusão”.

    “Foi o papa que abriu a Igreja e a colocou no século XXI. Um líder que ficará na história pela força dos seus gestos. Eu e minha família seguiremos em oração por este líder que foi símbolo de esperança e justiça. Sem dúvida um exemplo de vida e luta para todos nós”, escreveu Motta.

    Poucos líderes foram tão marcantes para mim como o Jorge Mário Bergoglio. Papa Francisco foi o primeiro jesuíta e o primeiro latino a ocupar o posto mais alto da Igreja.

    Porém, para mim, o que mais marcou sua passagem foram as transformações que ele promoveu. Francisco foi o…

    — Hugo Motta (@HugoMottaPB) April 21, 2025

    O presidente do Senado Federal, Davi Alcolumbre, compartilhou uma experiência pessoal com o papa.

    “Como presidente do Senado e, como judeu, expresso a minha mais profunda admiração pela vida e obra do Papa. Em 2019, tive a honra de assistir a uma missa celebrada pelo Papa, e essa experiência me deixou uma marca profunda. Sua palavra e sua bênção ficarão para sempre em minha memória.”

    É com profunda tristeza que recebo a notícia do falecimento de Sua Santidade, o Papa Francisco. O Congresso Nacional do Brasil une-se em solidariedade à comunidade católica em todo o mundo, à Santa Sé e a todos aqueles que tiveram suas vidas tocadas pelo papado de Francisco.

    — Davi Alcolumbre (@davialcolumbre) April 21, 2025

    Do Judiciário, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Flávio Dino, também prestou tributo ao líder da Igreja Católica.

    “O Papa Francisco integra, com destaque eterno, a história da nossa Igreja Católica. Foi um exemplar cristão latino-americano. Lembro suas tão necessárias palavras”, escreveu.

     

    Ver essa foto no Instagram

     

    Uma publicação compartilhada por Flávio Dino (@flaviodino)

    O ex-presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, exaltou o legado de Francisco.

    “Deixa um legado de amor ao próximo, de determinação na luta pelo fim dos conflitos. O Santo Padre se encontrará com Deus e continuará a rezar por todos nós. Obrigado pela sua missão na Terra, cumprida com louvor e paixão. Descanse em paz!”, declarou.

    O Brasil e o mundo amanheceram tristes com a notícia da morte do Papa Francisco. Líder da Igreja Católica, Francisco nos deixa um legado de amor ao próximo, de determinação na luta pelo fim dos conflitos, de preocupação com o planeta.

    — Arthur Lira (@ArthurLira_) April 21, 2025

    Morte do papa Francisco

    O primeiro pontíficie latino-americano, Jorge Mario Bergoglio, o papa Francisco, morreu aos 88 anos, nesta segunda-feira (21/04), em Roma. A informação foi divulgada pelo Vaticano, mas a causa da morte não foi informada.

    “O Bispo de Roma, Francisco, retornou à casa do Pai. Toda a sua vida foi dedicada ao serviço do Senhor e de Sua Igreja. Ele nos ensinou a viver os valores do Evangelho com fidelidade, coragem e amor universal, especialmente em favor dos mais pobres e marginalizados. Com imensa gratidão por seu exemplo como verdadeiro discípulo do Senhor Jesus, recomendamos a alma do Papa Francisco ao infinito amor misericordioso do Deus Trino”, diz comunicado oficial.

    Quem será o novo papa? Conheça os favoritos a ocupar o lugar de Francisco
    (Foto: Vaticano)

    A última aparição pública do Papa Francisco ocorreu neste domingo (20/04) durante a Missa de Páscoa. Ele não celebrou a missa, mas apareceu na varanda da galeria sobre a entrada da basílica.

    Saiba a causa da morte do Papa Francisco aos 88 anos
    (Foto: Divulgação)

    Sua homília pascal foi lida pelo Cardeal Angelo Comastri, arcipreste aposentado da Basílica de São Pedro.

    Saúde debilitada

    O pontíficie ficou internado por 40 dias e estava se recuperando de uma pneumonia nos dois pulmões. O estado de saúde dele foi considerado pelo Vaticano como “complexo”.

    Papa Francisco está com infecção: Vaticano chama situação de "complexa"
    (Foto: REUTERS/Remo Casilli).
    - Publicidade -
    Canal do Whatsapp

    Cadastre-se

    Temas:
    Alexandre PadilhaAndré FufucaAnielle FrancoBrasilFlávio DinoPapa Franciscopresidente lulaSilvio Costa Filho
    Otávio Vislley
    Otávio Vislley
    Deixe seu comentário

    Mais lidas

    Política

    “Não sou dirigente partidário”, responde Zé Ricardo ao pedido de cassação por fraude à cota de gênero

    12 de maio de 2025 às 22:27
    O vereador Zé Ricardo (PT) informou que “querem” tirar o seu mandato no tapetão, através de mentiras e de fake news. A resposta vem...
    Política

    Projeto de Lei cria programa para alfabetização digital de comunidades na Amazônia

    12 de maio de 2025 às 19:52
    O Projeto de Lei 4891/24, do deputado Amom Mandel (Cidadania-AM), cria programa para promover a alfabetização digital nas comunidades ribeirinhas, indígenas e tradicionais na...
    - Publicidade -
    UEA - Universidade Estadual do Amazonas  - Informativo
    Política

    STF nega pedido de suspensão da ação contra Carla Zambelli e hacker que invadiu sistema do CNJ

    12 de maio de 2025 às 19:31
    Foi negado pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF) nesta segunda-feira (12/5) o pedido da deputada Carla Zambelli (PL-SP) para suspender...
    Política

    Evilázio Nascimento é o novo presidente da Amazonprev

    12 de maio de 2025 às 18:41
    O governador do Amazonas, Wilson Lima (União Brasil), nomeou Francisco Evilázio Pereira como Diretor-Presidente da Fundação Fundo Previdenciário do Estado (Amazonprev). A nomeação foi publicada...
    - Publicidade -
    Tribunal de Contas do Estado do Amazonas
    Política

    Vereadores eleitos em Manaus podem perder mandato por fraude em candidaturas femininas

    12 de maio de 2025 às 17:16
    O Ministério Público Eleitoral (MPE) apresentou pareceres apontando fraude na cota de gênero em ações contra o partido Democracia Cristã (DC), o Avante e...
    Política

    Amom denuncia Prefeitura de Manaus por bloqueio de emendas a instituição de crianças autistas

    12 de maio de 2025 às 17:12
    O deputado federal Amom Mandel (Cidadania-AM) vai acionar o Ministério Público do Amazonas para garantir o pagamento de emendas parlamentares destinadas ao Instituto de...
    - Publicidade -
    Realiza móveis
    - Publicidade -
    TV Onda Digital
    Rádio e TV Onda Digital
    Rádio Onda Digital
    Leia também
    Política

    “Não sou dirigente partidário”, responde Zé Ricardo ao pedido de cassação por fraude à cota de gênero

    12 de maio de 2025 às 22:27
    O vereador Zé Ricardo (PT) informou que “querem” tirar o seu mandato no tapetão, através de mentiras e de fake news. A resposta vem...
    Política

    Projeto de Lei cria programa para alfabetização digital de comunidades na Amazônia

    12 de maio de 2025 às 19:52
    O Projeto de Lei 4891/24, do deputado Amom Mandel (Cidadania-AM), cria programa para promover a alfabetização digital nas comunidades ribeirinhas, indígenas e tradicionais na...
    Política

    STF nega pedido de suspensão da ação contra Carla Zambelli e hacker que invadiu sistema do CNJ

    12 de maio de 2025 às 19:31
    Foi negado pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF) nesta segunda-feira (12/5) o pedido da deputada Carla Zambelli (PL-SP) para suspender...
    Política

    Evilázio Nascimento é o novo presidente da Amazonprev

    12 de maio de 2025 às 18:41
    O governador do Amazonas, Wilson Lima (União Brasil), nomeou Francisco Evilázio Pereira como Diretor-Presidente da Fundação Fundo Previdenciário do Estado (Amazonprev). A nomeação foi publicada...
    Política

    Vereadores eleitos em Manaus podem perder mandato por fraude em candidaturas femininas

    12 de maio de 2025 às 17:16
    O Ministério Público Eleitoral (MPE) apresentou pareceres apontando fraude na cota de gênero em ações contra o partido Democracia Cristã (DC), o Avante e...
    Política

    Amom denuncia Prefeitura de Manaus por bloqueio de emendas a instituição de crianças autistas

    12 de maio de 2025 às 17:12
    O deputado federal Amom Mandel (Cidadania-AM) vai acionar o Ministério Público do Amazonas para garantir o pagamento de emendas parlamentares destinadas ao Instituto de...
    Fale através do email
    jornalismo@redeondadigital.com.br
    Editorias
    • Amazonas
    • Política
    • Economia
    • Polícia
    • Colunistas
    • Esportes
    • Brasil
    • Mundo
    • Entretenimento
    • Lifestyle e Bem Estar
    Rede Onda Digital
    • Disque Denúncia
    • Grupos de Whatsapp
    • Política de Privacidade
    Nas Redes
    Facebook
    Instagram
    Twitter
    Threads
    Youtube
    © Copyright Rede Onda Digital 2025
    plugins premium WordPress