22.3 C
Manaus

DISQUE DENÚNCIA

Ouça a Rádio 92,3

Assista a TV 8.2

Pacheco aciona Moraes e solicita lista de congressistas monitorados pela Abin  

Publicado em:

- Anúncio -

O presidente do Congresso, Rodrigo Pacheco (PSD), encaminhou, na noite desta quarta-feira (31/01), um ofício ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes. Ele solicita informações sobre a investigação em curso referentes a irregularidades e monitoramento ilegal de autoridades pela Agência Brasileira de Inteligência (Abin).

No ofício, Pacheco diz que os fatos apontados pelos investigadores “são de extrema gravidade, porque envolvem servidores públicos e a utilização indevida de sistema de inteligência da Agência Brasileira de Inteligência (ABIN)”.

“Tais ações, se confirmadas, constituem uma grave violação dos direitos e garantias individuais assegurados pela Constituição Federal, em particular, os artigos 5º, X, XII e LXXIX, que resguardam a privacidade, o sigilo das comunicações e os dados pessoais. Caso comprovado o monitoramento ilegal de Deputados Federais e Senadores da República, as ações constituem também afronta às prerrogativas parlamentares, especialmente quanto à garantia de livre exercício do mandato e do sigilo de suas fontes”, afirmou


Leia mais:

Omar Aziz diz que Pacheco tem que reivindicar lista de espionados pela Abin

Lula demite mais 4 diretores da Abin após operações contra espionagem ilegal 


Pacheco pediu ao ministro Alexandre de Moraes, relator do caso no STF, que envie informações sobre a existência de indícios de monitoramento ilegal de deputados e senadores, com a identificação de cada um deles, e também “informações relacionadas ao procedimento adotado pelos investigados e a extensão e o conteúdo de informações relacionadas aos parlamentares”.

Pacheco havia anunciado na segunda-feira(29/01), que encaminharia o ofício ao STF. O envio acontece no mesmo dia em que o presidente do Senado se reuniu com integrantes da oposição para discutir as últimas operações da Polícia Federal contra parlamentares -tanto no caso da Abin quando no âmbito do inquérito do 8 de janeiro, do qual foi alvo o deputado Carlos Jordy (PL-RJ) recentemente.

[pdfjs-viewer url=”https://redeondadigital.com.br/wp-content/uploads/2024/01/pacheco-pede-lista-abin.pdf” attachment_id=”264122″ viewer_width=100% viewer_height=800px fullscreen=true download=true print=true]

 

Deixe seu comentário
- Anúncio -
Siga-nos no Threads
Youtube - Rede Onda Digital
Fucapi

| Compartilhar

Mantenha-se conectado

0FansLike
0FollowersFollow
0FollowersFollow
0SubscribersSubscribe

Mais lidas

- Anúncio -
- Anúncio -