Líderes da oposição criticaram o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) após sua declaração na última quinta-feira (06/02), durante entrevista às rádios Metrópole e Sociedade da Bahia.O petista sugeriu que os consumidores deixem de comprar produtos considerados caros para forçar a redução de preços.
A fala gerou forte reação de parlamentares da oposição, que ironizaram e criticaram a estratégia do presidente para lidar com a inflação.
O deputado federal Gustavo Gayer (PL-GO) ironizou a declaração em uma postagem na rede social X.
“Pela lógica então… Não abasteça seu carro, não compre os remédios que o mantêm vivo, não pague o aluguel da sua casa e vá morar na rua”, escreveu o parlamentar.

O senador Sérgio Moro (União Brasil-PR) também se manifestou e acusou Lula de hipocrisia nos gastos do governo.
“Para Lula, a população, para combater a inflação, não deve comprar o produto se estiver caro. Já quando os gastos são do Lula, o céu é o limite”, afirmou Moro. O senador ainda relembrou a promessa de campanha do presidente sobre “picanha e cerveja barata”, ironizando a atual realidade econômica do país.


Saiba mais:
- Lula sobre Bolsonaro ser candidato em 2026:”Se for comigo, vai perder outra vez”
- Brasil também sairia da OMS se Bolsonaro ainda fosse presidente, afirma Eduardo
Outros políticos da oposição também se manifestaram. O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) compartilhou um meme criticando a fala do presidente.

Os deputados federais Carol de Toni (PL-SC) e Kim Kataguiri (União Brasil-SP), assim como o deputado estadual de São Paulo Guto Zacarias (União Brasil), também se posicionaram contra a declaração de Lula.
“Lula agora resolveu jogar a culpa da inflação no próprio povo. […] Mais um tapa na cara do povo”, escreveu Carol.


O que Lula falou?
Na entrevista, o presidente defendeu sua posição afirmando que a economia brasileira “vive o seu melhor momento” e que os consumidores devem evitar comprar produtos com preços elevados como forma de conter a inflação.
“Tenho dito que uma das pessoas mais importantes para a gente controlar os preços é o próprio povo. Se você vai num mercado aí em Salvador e desconfia que tal produto está caro, você não compra. Se todo mundo tivesse a consciência de não comprar aquilo que está caro, quem está vendendo vai ter que baixar para vender, senão vai estragar. Esse é um processo educacional que nós vamos ter que fazer com o povo brasileiro”,, disse Lula.
🛒Um bom plano?
Lula sugere solução para alta de alimentos “se o produto tá caro, não compra”
⤵️⤵️⤵️ pic.twitter.com/EMyDgCipR1
— Rede Onda Digital (@redeondadigital) February 6, 2025