Com o ápice da estiagem no Amazonas, o senador Omar Aziz (PSD-AM) teve uma nova audiência com o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), nesta terça-feira (15/10), em Brasília (DF). Mais uma vez o parlamentar fez um apelo ao Poder Executivo nacional para alinhar ações de suporte à população impactada pela seca histórica no Estado, principalmente, as famílias ribeirinhas e do interior.
O líder da bancada federal amazonense no Congresso debateu com Lula a prioridade de mais recursos e obras estruturantes para a região diante da crise hídrica. De acordo com Omar, o encontro serviu para atualizar o presidente sobre a atual situação da estiagem nos municípios e abordar outras necessidades para o Amazonas.
“O presidente Lula sempre se mostra muito atento e preocupado com as questões do Amazonas e neste momento de estiagem severa não é diferente. Nossa população precisa mais do que nunca de todo o apoio do governo federal”, disse Omar Aziz.
Leia mais:
Omar Aziz critica recursos do governo Lula para estiagem e queimadas: “muito pouco”
E segundo o boletim da estiagem mais recente, atualizado no último dia 13 de outubro pelo Governo do Estado, todos os 62 municípios no Amazonas continuam em situação de emergência. Os impactos da seca se agravam com os focos de calor identificados na região, com mais de 23 mil registros no Estado, de abril a outubro.
No período de junho a outubro, as equipes do Corpo de Bombeiros do Amazonas atenderam mais de 20 mil ocorrências de incêndios florestais na capital e no interior.
*Com informações da assessoria