Confirmado como pré-candidato ao Governo do Amazonas para as eleições gerais de 2026, Omar Aziz (PSD), lançou recentemente o movimento “Amazonas Forte de Novo”, com foco nas eleições de 2026, no salão de eventos do Clube da OAB-AM.
O senador conversou com a jornalista Ana Flávia Oliveira, da Rede Onda Digital, sobre sua avaliação neste primeiro momento de pré-campanha antecipada.
Leia a entrevista à integra:
Rede Onda Digital – Como o senhor avalia o cenário político no Amazonas hoje? Acredita que sua candidatura representa uma alternativa de estabilidade ou de mudança?
Omar Aziz – Veja bem, nós queremos um movimento, ‘Amazonas Forte de Novo’. Quando fala ‘Amazonas Forte de Novo’, é um movimento de trazer os investimentos, grandes investimentos, grandes obras, não só em infraestrutura, mas nas pessoas, é importante dizer isso. É você voltar com uma segurança muito forte, dando segurança, dando sensação de segurança, agindo na repressão e na prevenção, você voltar a ter programas sociais que possam inibir o jovem a se envolver em coisas erradas e principalmente cuidar do interior do Estado, que precisa muito mais do que a gente.
Nós mudamos a cara de Manaus, fazendo 30 mil casos no meu governo, fizemos o Prosamin, mudou muitas as praças, ficaram bonitos, retiramos muita gente dos igarapés, mas é preciso fazer mais, por isso que eu falo ‘Amazonas Forte de Novo’.

Rede Onda Digital – Em 2022, o senhor apoiou candidatos a cargos proporcionais em diferentes partidos. Como pretende organizar sua base de apoio este ano, especialmente na disputa pela Assembleia Legislativa e Câmara Federal?
Omar Aziz – Eu acho que eu tenho amigos. Na maioria da Câmara Federal são pessoas que se dão muito bem comigo, mesmo não pensando de forma diferente, mas se respeitam muito e não vejo dificuldade nenhuma, qualquer um que for eleito ali, de ter uma relação institucional com o governo. E na Assembleia também. Na Assembleia eu tenho uma relação com todos os deputados, são pessoas que já conviveram comigo. Então não é difícil.
Eu sou político e política a gente faz no dia a dia, toda hora. Eu espero poder, lógico, contar com uma base forte pra gente fazer. Vou ter certeza que eu nunca encaminhei em nenhuma matéria que não fosse pro bem da população. Eu fui o único governador que mandei pra Assembleia o plano de casos de carreira de todos os servidores do Estado, todos, sem exceção.
Deu o melhor salário pra polícia militar. Veja quando o coronel ganhava, quando eu não era governador, e quanto ganha hoje, e para a Polícia Civil também. Então eu tenho respeito dessas pessoas pelo que eu fui. Valorizei o policial militar, o homem e a mulher, equipei, comprei todo o material necessário que eles tinham e eu pretendo, se Deus quiser, dobrar o efeito da Polícia Militar e fazer concurso para novos delegados da Polícia Civil.
Rede Onda Digital – Já deram início a negociação de possíveis nomes para um vice-governador?
Omar Aziz – Não, muito cedo. Não tenho nada contra ninguém. É muito cedo para se discutir isso.
Saiba mais:
Omar Aziz sobre nome para vice: “Eu vou ser um PhD para escolher um bom”
“O maior erro que a democracia brasileira cometeu é ter reeleição”, dispara Omar Aziz
Biografia Omar Aziz
Graduou-se em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Amazonas. Omar Aziz iniciou sua carreira política no começo da década de 1980 no movimento estudantil. Em 1981, foi eleito presidente da Engenhoca, que antecedeu a criação do Diretório Acadêmico de Engenharia da Ufam. Em 1984, foi diretor do Diretório Central dos Estudantes (DCE). Filiado ao Partido Comunista do Brasil (PCdoB), participou ativamente de várias manifestações visando à redemocratização do País.
Assumiu a direção da Fundação de Desenvolvimento e Apoio Comunitário (Fundac) em 1987, seu primeiro cargo na vida pública. No dia 12 de abril de 1989, assumiu como vereador na Câmara Municipal de Manaus, na vaga deixada pelo vereador licenciado Antônio Carioca. Em 4 de julho de 1990, assumiu de forma definitiva a vaga de vereador por determinação judicial.
Em 1993, eleito para um novo mandato, foi também Presidente da Câmara Municipal de Manaus. No dia 3 de outubro de 1994, Omar Aziz foi eleito deputado estadual, sendo o mais votado, e deixou a vereança no dia 1.° de fevereiro de 1995.
Durante os anos em que esteve na Assembleia Legislativa do Amazonas, Omar Aziz exerceu muitas funções parlamentares no Poder Legislativo. Foi o criador do programa de TV Exija Seus Direitos, o qual tinha como objetivo auxiliar na solução de questões judiciais das pessoas menos favorecidas economicamente. Em 15 de novembro de 1996, Omar Aziz foi eleito vice-prefeito de Manaus na chapa com Alfredo Nascimento. A posse ocorreu no dia primeiro de janeiro de 1997. Nesse período, Omar Aziz acumulou também o cargo de Secretório Municipal de Obras (Semosb).
Em 2000, reelegeu-se vice-prefeito pelo PFL, novamente com Alfredo Nascimento. Durante o novo mandato, Omar foi reconduzido à Secretaria Municipal de Obras. Em 2001, Omar deixou a Semosb e assumiu a Secretaria de Estado de Segurança Pública. Em maio de 2002, deixou o cargo de secretório para compor uma chapa na condição de vice-governador do estado do Amazonas, obtendo êxito. Tomou posse em 1.° de janeiro de 2003. Em 2006, foi reeleito vice-governador pelo PMN.
Licenciou-se do cargo em 2008 para se candidatar a prefeito de Manaus pelo referido partido, tendo conquistado a terceira colocação naquele pleito. No dia 31 de março de 2010, com a renúncia do Governador do Estado do Amazonas, Omar Aziz assumiu o Governo. Nesse mesmo ano, foi eleito Governador, tomando posse em 1.° de janeiro de 2011. Em 2014, foi eleito senador pelo Amazonas, com aproximadamente 930 mil votos.