25.3 C
Manaus

DISQUE DENÚNCIA

Ouça a Rádio 92,3

Assista a TV 8.2

Novo panorama na CMM: Alianças e nomes para assumir a presidência já são cogitados para 2025

Publicado em:

- Anúncio -

Em 2025 até 2028, a Câmara Municipal de Manaus (CMM) contará com 41 vereadores que vão compor a 19ª legislatura. Entre eles, a continuação de mandatos e figuras novas anunciadas no primeiro turno das eleições municipais, no dia 06 de outubro. Nesse momento, a prioridade é firmar alianças.

Geralmente, a votação para definir a presidência da Câmara Municipal de Manaus (CMM) acontece entre dezembro e janeiro. Além do presidente, também devem escolher a nova composição da Mesa Diretora 2025/2028, compostos por 1º, 2º e 3º vice-presidentes; Secretário-geral; 1º, 2º e 3º secretários; Corregedor e Ouvidor.

A expectativa é que um articulador próximo ao prefeito esteja à frente para definir um presidente da casa legislativa, nos bastidores, Tadeu de Souza, presidente municipal do Avante e vice-governador, é cogitado como uma figura ativa para isso.

Nomes para a assumir a presidência da CMM já são discutidos, dentre eles, Eduardo Alfaia (Avante) e Jander Lobato (PSD). Ambos foram massivamente atuantes na campanha eleitoral. A escolha ainda segue incerta, mas no decorrer das semanas podem surgir favoritos para comandar a casa legislativa.

Aliados

Durante a campanha eleitoral, Almeida contou com a confiança de 19 vereadores. Estes atuaram fortemente, de maneira presencial e virtual, para a reeleição. Sendo estes:

David Reis (Avante); Eduardo Assis (Avante); Gilmar Nascimento (Avante); Eduardo Alfaia (Avante); Joelson Silva (Avante); Alonso Oliveira (Agir); Kennedy Marques (MDB); Elan Alencar (DC); Jaildo Oliveira (PV); Rosinaldo Bual (Agir); Jander Lobato (PSD); Roberto Sabino (Republicanos); João Paulo Janjão (Agir); Professor Samuel (PSD); Raulzinho (MDB); Rodinei Ramos (Avante); Mitoso (MDB); Pai Amado (Avante); Eurico Tavares (PSD).

Todos já afirmaram que estão ao lado dessa gestão como base aliada ao prefeito.

Nessa nova nomenclatura, Rodrigo Guedes (PP) e Zé Ricardo (PT) assumiram, publicamente, que serão oposição. Os demais vereadores que apoiaram o candidato perdedor, Capitão Alberto Neto (PL), não se manifestaram até o momento sobre uma possível articulação com David ou base de oposição.

A estimativa é de que assim que começar os trabalhos dos parlamentares em primeiro de fevereiro de 2025, o número de aliados seja maior que a quantidade de opositores.

“Existe sempre a possibilidade de uma acepção de outros, tanto para uma oposição mais radical quanto para um apoio, lembrando que gere a governabilidade. Eu diria que cerca de 30 (vereadores) já estejam ao lado do prefeito”, declarou o cientista político, Helso Ribeiro.


Saiba mais: 

Prefeito David Almeida diz que segurança pública será a maior prioridade após reeleição

Presidente da CMM, Caio André felicita David Almeida por vitória no 2º turno em Manaus


Bancadas

Em relação as bancadas na CMM, o Avante, foi quem elegeu mais vereadores. O partido terá a maior bancada, com os seguintes parlamentares: David Reis, Eduardo Alfaia, Eduardo Assis, Gilmar Nascimento, Joelson Silva, Rodinei Ramos e Pai Amado.

A segunda maior bancada da casa legislativa é a União Brasil, que é do governador Wilson Lima. O Partido Liberal (PL), de Capitão Alberto Neto, surge em seguida.

Ou seja, David Almeida terá uma composição na Câmara de Manaus mais tranquila e sem rodeios e com a tendência de mais alianças firmadas.

Deixe seu comentário
- Anúncio -
Águas de Manaus  - Campanha Zera Dívida
Youtube - Rede Onda Digital
Siga-nos no Threads
Tribunal de Contas do Estado do Amazonas
UEA - Universidade Estadual do Amazonas  - Informativo

| Compartilhar

Mantenha-se conectado

Instagram Rede Onda Digital

Mais lidas

- Anúncio -
Entrar no grupo de Whatsapp - Rede Onda Digital
Siga-nos no Threads
TV Onda Digital
Instagram Rede Onda Digital
Youtube - Rede Onda Digital
- Anúncio -