Nova pesquisa Datafolha, divulgada hoje e realizada entre os dias 8 e 9 de setembro, mostra um cenário estável com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) mantendo a liderança com 45% das intenções de voto, contra 34% do atual presidente Jair Bolsonaro (PL). O levantamento é o primeiro a levar em conta o impacto das manifestações do 7 de setembro.
A pesquisa constata que Bolsonaro oscilou positivamente dois pontos percentuais dentro da margem de erro, resultando assim na menor distância entre ele e Lula observada desde maio de 2021.
Leia mais:
Pesquisa Quaest aponta Lula com 44% e Bolsonaro 34% nas intenções de voto
Pesquisa Pontual aponta Wilson Lima na liderança para governo
A seguir, Ciro Gomes (PDT) e Simone Tebet (MDB) aparecem empacados na terceira posição. Ciro oscilou negativamente de 9% para 7%, enquanto Simone ficou com 5%. Ambos agora estão tecnicamente empatados, dentro da margem de erro. Brancos e nulos ficaram em 4% e os indecisos, em 3%.
Excluindo votos brancos e nulos, que é como a Justiça Eleitoral fecha o pleito, Lula teria 48% dos votos válidos, o que ainda não seria suficiente para vencer no primeiro turno.
O Datafolha ouviu 2.676 pessoas em 191 cidades, e a pesquisa foi registrada com o número BR-07422/2022 no Tribunal Superior Eleitoral. Durante seu pronunciamento na manifestação do 7 de setembro, Bolsonaro ironizou o instituto de pesquisa, alegando que na plateia era possível ver o “datapovo”, em oposição ao trabalho do Datafolha.