A nomeação de Bosco Saraiva, ex-vice governador do Amazonas e ex-deputado federal, para superintendente da Suframa (Superintendência da Zona Franca de Manaus) foi oficializada hoje, 25. A nomeação foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta terça-feira, e foi assinada pelo chefe da Casa Civil, Rui Costa dos Santos.
Saraiva aceitou a nomeação no dia 6 deste mês, após reunião com o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento e Indústria Geraldo Alckmin, em Brasília. Ele assume o mais alto cargo da Suframa quase quatro meses depois da exoneração do general Algacir Antônio Polsin. O militar tinha assumido a superintendência em junho de 2019 e foi exonerado no fim do governo Bolsonaro, em dezembro de 2022.
Leia mais:
Bosco Saraiva aceita convite para superintendência da Suframa
Zona Franca de Manaus e Suframa completam 56 anos
Após a saída de Algacir, dois interinos comandaram a autarquia no começo deste ano: Ana Maria Oliveira de Souza e Marcelo Pereira.
A Suframa é a principal instituição ligada à Zona Franca de Manaus, e administra e controla os incentivos fiscais da ZFM junto às indústrias que formam o Polo Industrial de Manaus (PIM). A autarquia também informou hoje que nas próximas horas, informará os detalhes sobre a posse e o início do trabalho do novo superintendente.
O empresário e político Bosco Saraiva foi vice-governador do Amazonas entre 2017 e 2019, e deputado estadual e federal. Tem 63 anos.