O deputado federal Nikolas Ferreira voltou a viralizar nas redes sociais ao publicar um vídeo ironizado a fala recente do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que sugeriu que a população evite comprar alimentos que estejam muito caros como uma forma de pressionar a redução dos preços e ajudar a conter a inflação.
A postagem no Instagram já ultrapassou 43 milhões de visualizações e 176 mil comentários, até o momento em que esta materia foi publicada.
![Nikolas Ferreira critica Lula por fala de produtos caros](https://redeondadigital.com.br/wp-content/uploads/2025/02/video-Nikolas-Ferreira-instagram.webp)
Lá no X (antigo-Twitter), Nikolas Ferreira postou o vídeo com a legenda “Todo mundo odeia o Lula”, fazendo referência à série de comédia Todo Mundo Odeia o Chris (2005-2009), grande sucesso da tevevisão.
O deputado utilizou um vídeo humorado para rebater a fala do presidente Lula.
“Se a água ta cara, é só não tomar banho. Se você está com fome, é só não comer”, ironizou Nikolas Ferreira.
Todo mundo odeia o Lula. pic.twitter.com/nnLkLVDHPL
— Nikolas Ferreira (@nikolas_dm) February 6, 2025
Em uma nova postagem, Nikolas Ferreira seguiu fazendo referência à série, mencionando o personagem Julius, pai de família que trabalha em dois empregos para sustentar a casa, mas tem um perfil econômico e não gosta de gastar dinheiro.
“Mas nesse caso, quem tem dois empregos é o povo”, escreveu.
![Nikolas ferreira ironiza fala de Lula sobre produtos caros](https://redeondadigital.com.br/wp-content/uploads/2025/02/Nikolas-Ferreira-Lula-png.webp)
Oposição se manifesta contra Lula
Além de Nikolas Ferreira, outros parlamentares da oposição criticaram o presidente.
O deputado federal Gustavo Gayer (PL-GO) ironizou a declaração em uma postagem na rede social X.
“Pela lógica então… Não abasteça seu carro, não compre os remédios que o mantêm vivo, não pague o aluguel da sua casa e vá morar na rua”, escreveu o parlamentar.
![Oposição critica Lula por dizer para não comprar “produtos caros”](https://redeondadigital.com.br/wp-content/uploads/2025/02/Gustavo-Gayer-Lula-nao-comprar-comida-06-fevereiro-2026-1024x374.webp)
O senador Sérgio Moro (União Brasil-PR) também se manifestou e acusou Lula de hipocrisia nos gastos do governo.
“Para Lula, a população, para combater a inflação, não deve comprar o produto se estiver caro. Já quando os gastos são do Lula, o céu é o limite”, afirmou Moro. O senador ainda relembrou a promessa de campanha do presidente sobre “picanha e cerveja barata”, ironizando a atual realidade econômica do país.
![Oposição critica Lula por dizer para não comprar “produtos caros”](https://redeondadigital.com.br/wp-content/uploads/2025/02/Sergio-Moro-Lula-nao-comprar-comida-06-fevereiro-2026-1024x339.webp)
![Oposição critica Lula por dizer para não comprar “produtos caros”](https://redeondadigital.com.br/wp-content/uploads/2025/02/Sergio-Moro-2-Lula-nao-comprar-comida-06-fevereiro-2026-1024x364.webp)
Saiba mais:
- Lula sobre Bolsonaro ser candidato em 2026:”Se for comigo, vai perder outra vez”
- Brasil também sairia da OMS se Bolsonaro ainda fosse presidente, afirma Eduardo
Outros políticos da oposição também se manifestaram. O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) compartilhou um meme criticando a fala do presidente.
![Oposição critica Lula por dizer para não comprar “produtos caros”](https://redeondadigital.com.br/wp-content/uploads/2025/02/Flavio-Bolsonaro-Lula-nao-comprar-comida-06-fevereiro-2026-933x1024.webp)
Os deputados federais Carol de Toni (PL-SC) e Kim Kataguiri (União Brasil-SP), assim como o deputado estadual de São Paulo Guto Zacarias (União Brasil), também se posicionaram contra a declaração de Lula.
“Lula agora resolveu jogar a culpa da inflação no próprio povo. […] Mais um tapa na cara do povo”, escreveu Carol.
![](https://redeondadigital.com.br/wp-content/uploads/2025/02/Carol-de-Toni-Lula-nao-comprar-comida-06-fevereiro-2026-1024x617.webp)
![](https://redeondadigital.com.br/wp-content/uploads/2025/02/Kim-Kataguiri-Lula-nao-comprar-comida-06-fevereiro-2026-1536x561-1-1024x374.webp)
O que Lula falou?
Na entrevista, o presidente defendeu sua posição afirmando que a economia brasileira “vive o seu melhor momento” e que os consumidores devem evitar comprar produtos com preços elevados como forma de conter a inflação.
“Tenho dito que uma das pessoas mais importantes para a gente controlar os preços é o próprio povo. Se você vai num mercado aí em Salvador e desconfia que tal produto está caro, você não compra. Se todo mundo tivesse a consciência de não comprar aquilo que está caro, quem está vendendo vai ter que baixar para vender, senão vai estragar. Esse é um processo educacional que nós vamos ter que fazer com o povo brasileiro”,, disse Lula.
🛒Um bom plano?
Lula sugere solução para alta de alimentos “se o produto tá caro, não compra”
⤵️⤵️⤵️ pic.twitter.com/EMyDgCipR1
— Rede Onda Digital (@redeondadigital) February 6, 2025