27.3 C
Manaus

DISQUE DENÚNCIA

TV Onda Digital AO VIVO

ao vivo

ao vivo

Na Câmara, tramita projeto que altera placa Mercosul

Publicado em:

- Anúncio -

Nesta terça-feira (16/04), a Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) aprovou o Projeto de Lei 3.214/2023, que defende que placas de veículos voltem a exibir o estado e o município de registro no Brasil. Agora, a proposta seguirá para votação na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).

Para o autor do PL, senador Esperidião Amin (PP-SC), informações como estado e município podem facilitar a identificação de um veículo em situações irregulares por parte das autoridades de trânsito.

“As polícias rodoviárias, agentes de tráfego e outros órgãos de fiscalização dependem dessa informação para realizar seu trabalho de forma eficiente e precisa”, afirma Amin.

Se aprovada, a medida entrará vigor um ano depois da sua publicação, e valerá apenas para novos emplacamentos.


Leia mais:

PF investiga ataque hacker em sistema de agendamentos de passaporte

Senado aprova projeto de lei que determina cotas de conteúdo nacional em streaming


A adoção do padrão Mercosul para identificação de veículos no Brasil teve início em 2018, mas outros países já haviam adotado essa medida anteriormente. O Uruguai, por exemplo, implementou as novas placas em 2015, seguido pela Argentina em 2016.

Nesse novo sistema, as placas exibem somente a bandeira do país de origem do veículo. Informações específicas sobre cidade e estado estão disponíveis apenas por meio de consulta a um aplicativo dedicado.

É importante ressaltar que não há obrigatoriedade de trocar a placa para o padrão Mercosul. A mudança ocorre apenas em casos de novos emplacamentos ou transferência de propriedade ou categoria de veículos. No entanto, quem desejar adotar a nova placa pode fazê-lo de forma voluntária.

*com informações de G1

Deixe seu comentário
- Anúncio -
UEA - Universidade Estadual do Amazonas  - Informativo
Tribunal de Contas do Estado do Amazonas

| Compartilhar

Últimas Notícias

- Anúncio -
Youtube - Rede Onda Digital
TV Onda Digital
Rádio Onda Digital
Entrar no grupo de Whatsapp - Rede Onda Digital

Mantenha-se conectado

0FansLike
0FollowersFollow
513FollowersFollow
0SubscribersSubscribe
- Anúncio -