Na Sessão Ordinária desta quinta-feira (28), da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), os deputados pediram a palavra para fazer críticas as condições de trafegabilidade da BR-319. A maioria fez críticas a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, e criticaram a ausência da via no Programa de Aceleração do Crescimento 3 (PAC 3).
O primeiro a falar ainda no pequeno expediente foi Wilker Barreto (Cidadania) que afirmou que a ministra está impondo que os amazonenses convivam com o isolamento. Para Wilker, a via em melhores condições poderia ajudar a população diante da estiagem que afeta os rios.
“A 319 é uma questão de estratégia do Brasil. E vamos acabar com esse negócio de que a 319 vai acabar com a Amazônia. Tenhamos aí como exemplo a BR-174. Devastou por acaso? Para piorar o aeroporto não está podendo receber aviões de grande porte. Isso é perigoso porque os navios não conseguem trazer suprimentos pro polo industrial.”, disse Wilker.
O parlamentar ainda solicitou que os deputados estaduais façam uma nota de repúdio a ministra Marina Silva.
Quem também falou sobre o assunto foi Ednailson Rozenha (PMB), que pediu pela união para combater os efeitos da estiagem.
“A seca que o Amazonas vive é sem precedentes. Então nós temos que nos unir nesse momento para achar a solução e não para encontrar os culpados. E eu falo para vocês que os agricultores não são os culpados por tudo, sobretudo os agricultores de economia de subsistência. Então nós temos que ter a consciência que vivemos na maior floresta tropical do planeta e que está sofrendo consequências climáticas feitas pelo planeta inteiro.”, disse Rozenha que falou ainda sobre queimadas em áreas remotas.
Leia também:
Prefeitura alerta sobre 60 focos de queimadas no interior causando fumaça em Manaus
Em Brasília, políticos do Amazonas cobram ações na BR-319 diante da estiagem
O deputado João Luiz (Republicanos) disse ainda que recolheu imagens sobre a seca, uma delas que mostra um boto morto sendo comidos por urubus que morreu em decorrência da seca.
“Vamos fazer de tudo para que essas imagens cheguem a Ministra do Meio Ambiente para ela se sensibilizar, mostrando ainda a ela que o nosso povo interiorano está isolado e assim a ministra Marina libere a pavimentação da BR-319”, disse.
Assista a sessão: