26.3 C
Manaus

DISQUE DENÚNCIA

Ouça a Rádio 92,3

Assista a TV 8.2

MPE pede cassação de Adail Filho, Mayara e Abrahim por infração à Lei Eleitoral

Publicado em:

- Anúncio -

O MPE (Ministério Público Eleitoral) pediu a cassação do deputado federal eleito pelo Amazonas Adail Filho (Republicanos), da deputada estadual reeleita Mayara Pinheiro (Republicanos) e do deputado estadual eleito Thiago Abrahim (União Brasil). A representação do MPE alega que eles cometeram infração às regras da Lei Eleitoral na campanha deste ano.

A representação que pede pela cassação inclui arrecadação e gastos ilícitos de recurso contra Adail e Mayara, uma representação eleitoral por condutas vedadas contra Adail, Mayara, Thiago e outros sete funcionários públicos, e uma AIJE (Ação de Investigação Judicial Eleitoral) por abuso de poder econômico contra Adail.

Além disso, a Procuradoria Regional Eleitoral do Amazonas também pede a quebra do sigilo bancário de Adail e Mayara.


Leia mais:

Itacoatiara contrata empresas para adquirir eletrodomésticos, sem informar valores

Amazonino reaparece nas redes tomando cerveja com Adail Filho


O MPE acusa Adail, Mayara, Thiago e outros aliados políticos deles de usarem bens das prefeituras de Tefé, Itacoatiara e Coari para impulsionar suas candidaturas por municípios do interior do estado, antes e durante o período previsto em legislação.

Adail e Mayara teriam usado um avião alugado pela Prefeitura de Coari para fazer viagens pelo interior do Amazonas. Atualmente, a prefeitura coariense é comandada pelo primo deles, Keitton Pinheiro, vencedor de eleição suplementar realizada em dezembro de 2021, ocorrida em virtude da cassação de Adail Filho. Este, por sua vez, teria publicado vídeos e fotos de suas viagens pelo interior em suas redes sociais e o TRE-AM (Tribunal Regional Eleitoral) chegou a multá-lo em R$ 20 mil por propaganda eleitoral antecipada.

A representação também lista ação da prefeitura de Itacoatiara que teria beneficiado Adail, Mayara e Thiago – que é filho do prefeito da cidade, Mário Abrahim: a distribuição gratuita de malhadeiras, caixas de isopor e motor rabeta a pescadores. O município de Tefé também teria colocado um servidor público, identificado como “Jociney”, para ajudar na carreata de Adail na cidade, ocorrido em abril.

A AIJE visa apurar sobre as viagens aéreas feitas por Adail entre abril e agosto deste ano pelo interior do estado, com o objetivo de lhe dar visibilidade. A procuradoria eleitoral pede que Adail seja condenado a 8 anos de inegibilidade.

Deixe seu comentário
- Anúncio -
Águas de Manaus  - Campanha Zera Dívida
Youtube - Rede Onda Digital
Siga-nos no Threads
Tribunal de Contas do Estado do Amazonas
UEA - Universidade Estadual do Amazonas  - Informativo

| Compartilhar

Ivanildo Pereira
Ivanildo Pereira
Repórter de política na Rede Onda Digital Jornalista formado pela Faculdade Martha Falcão Wyden. Política, economia e artes são seus maiores interesses.

Mantenha-se conectado

Instagram Rede Onda Digital

Mais lidas

- Anúncio -
Instagram Rede Onda Digital
TV Onda Digital
Entrar no grupo de Whatsapp - Rede Onda Digital
Youtube - Rede Onda Digital
Siga-nos no Threads
- Anúncio -