O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes autorizou hoje, 15, o retorno do governador Ibaneis Rocha (MDB), do Distrito Federal, ao governo do estado. Rocha tinha sido afastado por determinação do STF na noite de 8 de janeiro, no impacto dos atos golpistas em Brasília.
Em sua decisão, o ministro diz que os relatórios de análise da Polícia Judiciária não apontam indícios de que Ibaneis está tentando dificultar as apurações ou destruindo evidências.
A decisão seguiu parecer do subprocurador-geral, Carlos Frederico Santos, que defendeu a volta de Ibaneis ao cargo de governador e não considerou que ele interferiu nas investigações.
Leia mais:
Moraes liberta mais 130 presos pelos atos golpistas de 8 de janeiro
Associações e deputados recorrem ao STF contra Nikolas Ferreira
Em 8 de janeiro, Moraes afastou por 90 dias o governador por suposta “conivência” com os atos de vandalismo nos prédios dos Três Poderes. O governo do DF foi assumido pela vice, Celina Leão (PP).
Ibaneis Rocha comemorou com um post nas redes sociais, no qual afirma:
“Aguardei com muita paciência, resiliência e confiança na justiça do meu país, esse momento de retorno ao cargo que assumi pela vontade do povo do Distrito Federal, que me elegeu em primeiro turno para um segundo mandato. Agora é seguir firme confirmando a minha inocência junto ao STF e trabalhar ainda mais pela cidade que tanto amo”.