22.3 C
Manaus

DISQUE DENÚNCIA

Ouça a Rádio 92,3

Assista a TV 8.2

Ministros voltam à Terra Indígena Yanomami após reunião com Lula

Publicado em:

- Anúncio -

Uma comitiva de ministros chegou a Roraima na quarta-feira (10/01) para verificar a situação da Terra Indígena Yanomami e tratar da instalação da nova estrutura permanente para coordenar as ações e serviços públicos direcionados aos indígenas. A visita ocorre um dia após o Palácio do Planalto anunciar investimento de R$ 1,2 bilhão para o ano de 2024 em ações do governo no território.

O grupo é formado pelos ministros dos Direitos Humanos e da Cidadania, Silvio Almeida; do Meio Ambiente e Mudança Climática, Marina Silva; e dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara. Eles desembarcaram em Boa Vista e depois seguiram até região de Auaris, que fica dentro do território demarcado.


Leia mais:

Lula reúne ministros para tratar de crise yanomami: “terras têm dono”

PF destrói draga de garimpo ilegal no Amazonas


Na localidade, próxima da fronteira do Brasil com a Venezuela, os ministros verificaram a construção de novas instalações do posto de saúde Ye’kwana. Em seguida, visitaram a aldeia do mesmo povo.

A visita foi acompanhada pela presidente da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), Joênia Wapichana, pelo secretário especial de saúde indígena do Ministério da Saúde, Weibe Tapeba, além de lideranças indígenas locais.

Durante reunião, na manhã dessa terça-feira (09/01), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva determinou a continuidade e ampliação das ações, de forma permanente no território, já que a presença de invasores segue sendo detectada pelo governo. O presidente defendeu o uso de todo o poder da máquina pública contra o garimpo ilegal.

Deixe seu comentário
- Anúncio -
Siga-nos no Threads
Youtube - Rede Onda Digital
Fucapi

| Compartilhar

Mantenha-se conectado

0FansLike
0FollowersFollow
0FollowersFollow
0SubscribersSubscribe

Mais lidas

- Anúncio -
- Anúncio -