Rede Onda Digital
Ouça a Rádio 92,3Assista a TV 8.2
Ministros do Supremo elegem Edson Fachin como presidente do STF; Alexandre de Moraes será o vice

Ministros do Supremo elegem Edson Fachin como presidente do STF; Alexandre de Moraes será o vice

O ministro Edson Fachin foi escolhido nesta quarta-feira (13/8) para assumir a presidência do Supremo Tribunal Federal (STF) no biênio 2025-2027. Alexandre de Moraes será o vice-presidente. A posse está marcada para 29 de setembro.

A eleição, realizada no início da sessão plenária, teve caráter protocolar, já que a escolha segue a tradição de rotatividade baseada na antiguidade dos ministros. Fachin recebeu 10 votos, e agradeceu a confiança dos colegas.

“Agradeço a vossa excelência, aos pares pela confiança. Tenho honra de integrar essa Corte”, declarou.


Leia mais:

Flávio Dino diz que não é atribuição da embaixa dos EUA monitorar ministros do STF

“O Supremo está tomando uma decisão baseada na legalidade”, afirma Zé Ricardo sobre STF no caso Bolsonaro


Além de comandar o STF, Fachin também passará a presidir o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), representando a instância máxima do Judiciário brasileiro. Indicado por Dilma Rousseff em 2015, o ministro é conhecido pelo perfil discreto e pela resistência a aparições públicas e entrevistas, em contraste com o estilo mais ativo de Barroso.

A mudança no comando reacendeu especulações sobre uma possível saída de Barroso da Corte. Segundo apuração da CNN, o ministro estaria desanimado com o cenário internacional e afetado por sanções dos Estados Unidos, país com o qual mantém laços estreitos, como viagens frequentes, aulas em Harvard e um filho atuando em Miami no banco BTG Pactual.

*Com informações da CNN Brasil.