26.3 C
Manaus

DISQUE DENÚNCIA

Ouça a Rádio 92,3

Assista a TV 8.2

Ministro diz que governo Lula apoiará criação de CPMI do 8 de janeiro

Publicado em:

- Anúncio -

O ministro da Secretaria de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, afirmou nesta quinta, 20, que o governo vai aprovar a instalação de uma CPMI (Comissão Parlamentar Mista de Inquérito) sobre os atos de vandalismo e destruição do 8 de janeiro, proposta por parlamentares da oposição.

A proposta de uma CPMI ganhou força ontem, após a revelação de vídeo com o ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), general Gonçalves Dias, pela CNN Brasil. No vídeo, o ministro é visto acompanhando a invasão ao Palácio do Planalto naquele dia em Brasília, caminhando ao lado dos manifestantes golpistas e, em dado momento, aparentemente orientando-os a descer uma escada para sair do prédio.

A divulgação do vídeo levou à demissão do ministro na noite de ontem, tornando-se o primeiro ministro do novo governo Lula a perder o cargo.


Leia mais:

General Gonçalves Dias pede demissão do GSI

Imagens mostram ministro do GSI no Palácio do Planalto durante atos golpistas do 8 de janeiro; veja vídeo


Padilha afirmou aos jornalistas:

“O vazamento editado dessas imagens cria uma nova situação política e, por conta disso, orientamos e o líder na Câmara, o líder no Senado e o líder no Congresso, no diálogo com os líderes dos partidos que compõem a base tanto na Câmara do Senado, a afirmar claramente, desde ontem, que caso a sessão do Congresso na próxima semana tenha a leitura da instalação de uma CPMI, nós apoiaremos a instalação”.

O ministro fez questão de indicar que a ideia de membros do governo estariam envolvidos nos atos de 8 de janeiro é uma teoria da conspiração, e a comparou ao terraplanismo, movimento que acredita que a Terra é plana. Padilha declarou:

“Vamos orientar os líderes dos partidos da base a indicar membros para essa CPI. Vamos enfrentar este debate político que está tentando ser criado por aqueles que passaram pano para os atentados e terroristas do dia 8 de Janeiro.

Vamos fazer o enfrentamento político no Congresso Nacional e, na minha opinião, enfrentamento político será a pá de cal nessa tentativa de criar uma teoria conspiratória que é um verdadeiro terraplanismo”.

Embora, no começo do ano, o próprio Lula tenha se pronunciado contrário à instalação da CPMI, os fatos de ontem provocaram uma mudança no governo. Ainda ontem, horas depois da saída de Gonçalves Dias, os líderes governistas no Congresso, Randolfe Rodrigues (Rede-AP), e na Câmara, José Guimarães (PT-CE), também declararam apoio à instalação da CPMI.

Deixe seu comentário
- Anúncio -
Fucapi
Youtube - Rede Onda Digital
Siga-nos no Threads

| Compartilhar

Ivanildo Pereira
Ivanildo Pereira
Repórter de política na Rede Onda Digital Jornalista formado pela Faculdade Martha Falcão Wyden. Política, economia e artes são seus maiores interesses.

Mantenha-se conectado

0FansLike
0FollowersFollow
0FollowersFollow
0SubscribersSubscribe

Mais lidas

- Anúncio -
- Anúncio -