Em visita a Manaus, a presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Cármen Lúcia, reforçou nesta terça-feira (30/07) o compromisso institucional da Corte Superior Eleitoral com a realização do pleito municipal, em outubro. No período da tarde, ela fez uma visita técnica à comunidade Parque das Tribos, na zona Oeste da cidade, que é considerada uma das maiores comunidades indígenas não aldeiadas no mundo.
Na ocasião, a ministra se encontrou com lideranças indígenas e destacou a importância das conquistas dos povos originários.
Cármen Lúcia decidiu vir para a capital amazonense a convite do presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-AM), desembargador João Simões. Foi a primeira viagem oficial da ministra desde que assumiu a presidência do TSE, em junho.
No início dos compromissos da agenda em Manaus, Cármen Lúcia participou de um café da manhã na sede do TRE-AM com diversas autoridades do Poder Judiciário e também da política, como o governador do Amazonas, Wilson Lima (União Brasil), e o senador Omar Aziz (PSD). Em seguida, a presidente do TSE se reuniu com os magistrados e técnicos da Corte Eleitoral do Estado.
Em discurso, o presidente do TRE-AM, desembargador João Simões, destacou a presença da ministra do TSE ao Amazonas ao lembrar que após sete anos, o Estado voltou a receber, presencialmente, a visita da autoridade que exerce a titularidade do Tribunal Superior Eleitoral.
“A última visita presencial foi a do ministro Gilmar Mendes, no ano de 2017, ocasião em que nosso estado teve eleições suplementares. Sete anos depois, temos a grata satisfação de receber a ministra Carmen Lúcia e esta visita reveste-se de importância, uma vez que a ministra veio conhecer o planejamento de nosso Tribunal para a condução do próximo pleito, bem como as dificuldades logísticas que enfrentamos por sermos um estado de dimensões continentais”, afirmou o presidente do TRE-AM.
Leia mais:
Ministra Cármen Lúcia toma posse como nova presidente do TSE no lugar de Moraes
Reunião técnica
Em reunião com magistrados do TRE-AM, a ministra Carmen Lúcia acompanhou uma apresentação detalhada da estrutura e do planejamento logístico da Corte Eleitoral do Amazonas para a realização do pleito e, na oportunidade, afirmou que o TSE não medirá esforços para que as próximas eleições sejam realizadas com elevada qualidade operacional.
*Com informações da assessoria