O Ministério da Saúde rebateu, com muito sarcasmo, as declarações polêmicas da cantora e influenciadora Jojo Todynho nas redes sociais, que criticou o Sistema Único de Saúde (SUS). Em sua publicação, Jojo falou sobre a “hipocrisia dos que defendem o SUS, mas não o utilizam”, o que gerou grande repercussão e levou a Pasta a reagir com uma campanha digital que visa esclarecer a importância e o alcance do sistema público de saúde no Brasil.

A resposta oficial do Ministério utilizou um trocadilho com o hit de Jojo, Que Tiro Foi Esse?, transformando-o em Que mico foi esse?, e destacou que a crítica foi “todinha errada”. A publicação viral nas redes sociais traz a mensagem:
“’Só fala bem do SUS quem não usa’. Essa afirmação é mentirosa. Segundo pesquisas, o SUS é melhor avaliado por quem mais o utiliza. Além disso, na prática, mesmo quem tem plano de saúde usa o SUS.”
Veja:
Ver essa foto no Instagram
A campanha também reforça que o SUS está presente em diversas situações cotidianas, como no atendimento do SAMU, na doação de sangue e órgãos, na aplicação de vacinas e até mesmo na oferta de medicamentos em farmácias populares. O objetivo da ação é combater a desinformação e valorizar o papel do SUS na vida dos brasileiros.
Saiba mais:
- Cirurgia deste domingo é a mais longa feita por Bolsonaro desde a facada de 2018
- Feriadão: STF emenda feriado de Páscoa e suspende sessões presenciais por 12 dias
Para fortalecer ainda mais a campanha, o Ministério contou com a participação espontânea de Cariúcha, influenciadora digital e conhecida por sua rivalidade pública com Jojo Todynho. A Pasta esclareceu que não houve qualquer tipo de pagamento ou cachê pela colaboração:
“Este post teve a participação orgânica e gratuita da influenciadora Cariúcha. A participação tem o intuito de reforçar e divulgar a importância do SUS.”
No vídeo divulgado, Cariúcha não poupou críticas a Jojo e defendeu com firmeza o sistema de saúde:
“Todo mundo usa o SUS, até quem fala mal usa o SUS e nem sabe. […] O SUS tá em todo lugar. Tá na prevenção, na fiscalização, no cuidado com a saúde, mesmo quando você finge que não vê. […] O SUS é necessário pra caramba. O SUS é Brasil pra caramba.”
Ver essa foto no Instagram
Repercussão da campanha do Ministério da Saúde
A repercussão da campanha do Ministério da Saúde foi positiva entre os usuários das redes sociais. Diante do apoio, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, agradeceu à população por defender o sistema público de saúde e declarou que a mobilização popular mostra que o Ministério está no caminho certo, embora reconheça que ainda existem desafios pela frente.
Ver essa foto no Instagram