29.3 C
Manaus

DISQUE DENÚNCIA

OUÇA AO VIVO

ASSISTA AO VIVO

Ministério da Justiça apresentará normas para uso de câmeras corporais por policiais

Publicado em:

- Anúncio -

Nesta terça-feira (28/05), o ministro da Justiça e da Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, apresentará as diretrizes sobre o uso de câmeras corporais pelos policiais após a polêmica envolvendo oficiais de São Paulo. O documento deve indicar que os equipamentos fiquem ligados ininterruptamente.

Nesta segunda-feira (27/05), Lewandowski se reúne com secretários estaduais para discutir investimentos em segurança pública e administração penitenciária.

As diretrizes para uso de câmeras corporais por policiais no Brasil é um dos temas a serem debatidos na reunião. Segundo o Ministério da Justiça, o objetivo é “uniformizar a utilização dessa tecnologia no Brasil, aumentando a transparência e a proteção dos profissionais de segurança e cidadãos”.

A medida vai na contramão da decisão do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), que lançou um edital para compra dos equipamentos e concedeu autonomia aos policiais para ligar e desligar as câmeras. O argumento da cúpula das polícias de Tarcísio é de que o aparelho que grava o tempo todo retira a privacidade e o direito à intimidade de policiais.


Leia mais:

Levantamento da USP indica que a maioria dos estados que implementam câmeras corporais nas polícias adota gravação ininterrupta


A portaria do Ministério da Justiça pretende uniformizar a utilização desta tecnologia no Brasil e aumentar a transparência e a proteção dos profissionais de segurança e cidadãos.

Em janeiro, o Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária (CNPCP) aprovou uma resolução que estabelece normas para o uso de câmeras em fardas de policiais. De acordo com o texto aprovado, as câmeras devem ser utilizadas para gravação das atividades dos policiais, com armazenamento seguro das imagens e acesso restrito. Apesar da recomendação federal, a instalação dos equipamentos não será obrigatória, cabendo a cada estado decidir sobre a norma.

*Com informações do Correio Braziliense

Deixe seu comentário
- Anúncio -
Tribunal de Contas do Estado do Amazonas
UEA - Universidade Estadual do Amazonas  - Informativo
Tribunal de Contas do Estado do Amazonas

| Compartilhar

Últimas Notícias

- Anúncio -
Instagram Rede Onda Digital
Entrar no grupo de Whatsapp - Rede Onda Digital
Siga-nos no X
TV Onda Digital
Rádio Onda Digital
Youtube - Rede Onda Digital

Mantenha-se conectado

0FansLike
0FollowersFollow
513FollowersFollow
0SubscribersSubscribe
- Anúncio -