Projeto de lei cria “Medalha Henrique Archer Pinto” em homenagem ao legado esportivo de Manaus

Foto: Eduardo Monteiro de Paula/Acervo pessoal
O vereador Professor Samuel (PSD) propôs a criação da “Medalha Henrique Archer Pinto”, a ser incorporada ao artigo 174 do Regimento Interno da Câmara Municipal de Manaus (CMM). A honraria será concedida a personalidades que se destacarem na área de corridas de rua, corrida pedestre e ciclismo.

Na justificativa, o vereador destaca que o envolvimento da família Archer Pinto com o desporto deixou um legado permanente em Manaus. Mesmo após o encerramento do grupo empresarial da família, ex-colaboradores como Phelippe Daou e Milton Cordeiro mantiveram viva a tradição das competições esportivas em homenagem a Henrique Archer Pinto.
Saiba mais:
Samuel ressalta, ainda, que a visão pioneira de Archer Pinto foi essencial para fomentar a cultura esportiva na cidade, utilizando o esporte como instrumento de união, superação e desenvolvimento social e econômico.
A tradicional Corrida Pedestre Archer Pinto, segundo o parlamentar, foi precursora das corridas de rua organizadas em Manaus e consolidou um modelo de sucesso que uniu a iniciativa privada e o desporto local. Chegando à sua 60ª edição em 2015, a competição se transformou em um marco histórico e símbolo da conexão entre imprensa, cultura e esporte na construção da identidade do Amazonas.
Segundo o SAPL (Sistema de Apoio ao Processo Legislativo), a proposta segue na Divisão de Apoio (DIAP), para deliberação em Plenário.






