A Marinha do Brasil divulgou um vídeo, neste domingo (1º/12) que questiona supostos “privilégios” atribuídos às Forças Armadas, após anúncio de pacote de corte de gastos pelo governo federal, que inclui mudanças significativas nas regras de aposentadoria dos militares.
O pacote do governo, anunciado na semana passada, propõe a introdução de uma idade mínima de 55 anos para a aposentadoria especial dos militares, atualizando o sistema atual baseado exclusivamente em 35 anos de serviço. A equipe econômica defende que a medida visa fortalecer as regalias e equilibrar as contas públicas, mas a proposta gerou forte resistência na cúpula das Forças Armadas.
Saiba mais:
- Conheça os principais pontos do pacote fiscal anunciado pelo governo federal
- Imposto de renda: Governo propõe taxa de 10% para quem ganha acima de R$ 50 mil
No vídeo divulgado pela Marinha, as cenas destacam a rotina exigida de militares em treinamento, situações de emergência, como enchentes e resgates em navios. Em contrapartida, são exibidas imagens de civis em momentos de lazer, como festas, viagens e reuniões familiares.
A campanha termina com uma militar afirmando: “Privilégios? Vem para a Marinha!”.O vídeo foi produzido em alusão ao Dia do Marinheiro, realizado em 13 de dezembro. Veja abaixo:
Ao chegarmos em dezembro, homenageamos os Marinheiros e Fuzileiros, que abdicam de suas famílias e dos momentos de lazer para proteger as riquezas do Brasil no mar. #DiaDoMarinheiro #VemPraMarinha pic.twitter.com/ItibdCLh3j
— Marinha do Brasil (@marmilbr) December 1, 2024
Após divulgar o vídeo, usuário do X (antigo Twitter) começaram a comentar o post da Marinha com respostas negativas. Confira: