Os incêndios florestais que assolam o interior de São Paulo desde a última sexta-feira (23/08) têm gerado grande preocupação em todo o país. O estado enfrenta uma emergência ambiental mais de 40 cidades em alerta máximo.
A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, manifestou sua solidariedade ao Estado de São Paulo, com destaque para as famílias afetadas e as comunidades diretamente impactadas pelos incêndios. Em uma postagem recente nas redes sociais, Marina Silva relatou ter conversado com o governador Tarcísio de Freitas.
“Conversei esta noite com o governador Tarcísio de Freitas para prestar minha total solidariedade ao Estado de São Paulo, especialmente às famílias das vítimas e a todas as pessoas que estão sofrendo com os gravíssimos incêndios”, escreveu ela.
Saiba mais:
- Incêndios florestais colocam mais de 40 cidades de São Paulo em alerta máximo
- Plínio Valério detona ONGs e Marina Silva em defesa da BR-319: “são mentirosos e hipócritas”
Conversei esta noite com o governador Tarcísio de Freitas para prestar minha total solidariedade ao Estado de São Paulo, especialmente às famílias das vítimas e a todas as pessoas que estão sofrendo com os gravíssimos incêndios. Segue👇🏽
— Marina Silva (@MarinaSilva) August 25, 2024
Segundo a ministra, o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) alertou sobre o número crescente de focos de incêndio, exigindo respostas rápidas e coordenadas entre os governos federal, estadual e municipal.
O número de focos de incêndio, as cidades em estado de alerta máximo e o avanço da destruição e dos riscos apontados pelo INPE exigem respostas rápidas e coordenadas entre todas as instâncias de poder.
— Marina Silva (@MarinaSilva) August 25, 2024
Para enfrentar a situação, o Ministério da Defesa, sob a coordenação do governo federal, enviou aviões para auxiliar no combate ao fogo. A ministra também elogiou a decisão do governador de criar uma sala de situação, centralizando as operações e mobilizando todos os recursos estaduais disponíveis.
O governo federal, por meio do Ministério da Defesa, também está enviando aviões para combater o fogo. É importantíssima a decisão do governador de montar uma sala de situação e mobilizar todos os recursos do governo estadual. 4/5
— Marina Silva (@MarinaSilva) August 25, 2024
A ministra Marina Silva destacou que, em momentos como este, a solidariedade e o preparo são essenciais para mitigar os impactos e proteger a população.
Em mais uma emergência climática enfrentada pelo país, o momento novamente requer solidariedade, concentração e preparo para responder adequadamente aos seus impactos. 5/5
— Marina Silva (@MarinaSilva) August 25, 2024