Durante entrevista exclusiva ao programa Meio Dia com Jefferson Coronel, da Rede Onda Digital, nesta quarta-feira (23/04), a empresária e pré-candidata ao governo do Amazonas em 2026, Maria do Carmo Seffair (PL), teceu críticas contundentes a possíveis adversários na disputa eleitoral, com destaque para o senador Omar Aziz (PSD), apontado pelas pesquisas como favorito.
Para Maria do Carmo, apesar do favoritismo nas intenções de voto, Omar Aziz enfrenta uma elevada rejeição entre os eleitores amazonenses.
“Uma coisa é aparecer em primeiro lugar, com toda a força que ele tem. Ele tem um mandato, ele é senador, também já foi governador. Uma pessoa que tem toda essa bagagem política, um senador bem poderoso, bem influente, ele deveria estar bem melhor colocado perante a população”, afirmou.
Ela ressaltou que, em conversas com a população, ouve frequentemente o sentimento de rejeição ao nome de Aziz: “As pessoas falam assim: ‘Omar, não’“.
Questionando a viabilidade da candidatura de Aziz ao governo do estado, Maria do Carmo provocou:
“ele vai se viabilizar convencendo as pessoas de que ele vai fazer o que ele não fez ainda? É difícil”.
Veja o trecho da entrevista:
Maria do Carmo avalia Omar Aziz, seu possível adversário em 2026: “A rejeição dele é grande” pic.twitter.com/wF8aa4xuCY
— Rede Onda Digital (@redeondadigital) April 23, 2025
Além de Omar Aziz, a pré-candidata do PL comentou sobre o atual vice-governador, Tadeu de Souza, a quem classificou como “muito tímido” no cenário político.
“Pra mim, ele não aparece nem como vice-governador. Tá aparecendo agora, muito timidamente. Tive a oportunidade de vê-lo falando no teatro e eu sou bem crítica, e acho que ele ficou muito aquém daquilo que deveria ser pra ser vice-governador. A gente imagina que, pelo menos, um político saiba se expressar”, disse.
Veja:
Maria do Carmo sobre possibilidade de Tadeu de Souza concorrer ao governo: “Não aparece nem como vice-governador” pic.twitter.com/XBv8tIhMQj
— Rede Onda Digital (@redeondadigital) April 23, 2025
Maria do Carmo avalia Wilson Lima e David Almeida
Maria do Carmo também avaliou o governador Wilson Lima (União Brasil), destacando que, embora ele tenha sido sua inspiração para ingressar na política, ainda há limitações em sua gestão.
“Ele foi minha inspiração para ir para a política […] Eu acho que ele pegou vários tropeços no começo do primeiro mandato, uma pessoa que não tinha experiência como gestor. Disse, inclusive a ele, que ele melhorou bastante nesse segundo mandato, mas ainda está aquém daquilo que ele poderia”.
Sobre o prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), a crítica foi direta:
“O David é uma pessoa que pensa nos interesses pessoais dele, isso é muito claro para mim e acredito que para a população também”.
Veja:
Maria do Carmo avalia perfil político de Wilson Lima e David Almeida pic.twitter.com/rtsAlbIEZ9
— Rede Onda Digital (@redeondadigital) April 23, 2025
Maria do Carmo anuncia pré-candidatura ao governo
O Partido Liberal (PL) anunciou a professora Maria do Carmo como pré-candidata ao Governo do Amazonas para as eleições de 2026. O nome já era cogitado nos bastidores e foi confirmado na terça-feira (22/04) durante coletiva de imprensa na sede do partido, em Manaus.

“Aceitei esse desafio porque acredito que posso contribuir de maneira séria para o nosso Estado do Amazonas”, declarou em seu discurso o desafio de “retomar o potencial de crescimento desperdiçado nos últimos anos”, acrescentou durante live no perfil do PL.
Após o anúncio de sua précandidatura ao governo do estado do Amazonas, Maria do Carmo falou sobre os próximos passos de campanha, segundo ela, reuniões e viagens serão realizadas nos próximos dias para alinhamento de sua pré-candidatura.
