As principais notícias de Manaus, Amazonas, Brasil e do mundo. Política, economia, esportes e muito mais, com credibilidade e atualização em tempo real.
Rede Onda Digital
Assista a TV 8.2

Mandato de Rozenha na Aleam foca em saúde, inclusão e sustentabilidade

Com mais de mil propostas, Rozenha mistura pautas sociais, ambientais e iniciativas de reconhecimento público
31/10/25 às 12:40h
Mandato de Rozenha na Aleam foca em saúde, inclusão e sustentabilidade

Imagem: Reprodução da Internet

Rede Onda Digital dá sequência à série de análises sobre o desempenho dos 24 parlamentares da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam). Nesta semana, a análise é sobre o deputado estadual Ednailson Leite “Rozenha”,(PMB), que revelou um perfil de legislador ativo, com grande volume de proposições, a maioria voltada para a Saúde e inclusão social — e, ao mesmo tempo, uma parte da agenda voltada a projetos simbólicos ou identitários.

Além disso, há uma série de episódios que geram alerta quanto à prioridade das ações.

Atuação legislativa

Rozenha apresentou projetos com impacto concreto em políticas públicas. Entre os destaques estão propostas que ampliam a transparência na saúde e garantem acesso a equipamentos de emergência, como a obrigatoriedade de desfibriladores em locais de grande circulação.

O parlamentar também tem apostado em iniciativas voltadas ao empreendedorismo e inclusão social, como o PL 206/2023, que incentiva a qualificação de mulheres empreendedoras e o apoio a mães em situação de vulnerabilidade.

 

Em 2025, apresentou um projeto que estabelece diretrizes para a bioinovação sustentável no Amazonas, com foco no uso responsável da biodiversidade, valorização dos saberes tradicionais e criação de startups e cadeias produtivas verdes, unindo ciência, comunidades locais e setor privado.

 

Leis sancionadas

Entre as leis de autoria de Rozenha já sancionadas estão:

  • Lei nº 6.648/2023, que atualiza o marco regulatório de atenção a pessoas com diabetes tipo 1;

  • Lei nº 6.692/2024, que institui o Dia Estadual da Luta Contra as Mudanças Climáticas;

  • Lei nº 7.676/2025, que promove a conscientização sobre a osteoporose, com foco em prevenção, diagnóstico precoce e hábitos saudáveis.

O conjunto de normas sancionadas reflete uma atuação voltada à saúde pública, sustentabilidade e causas sociais.


Saiba mais: 

Uso de câmeras corporais na PM caberá às forças de segurança, assegura governador do Amazonas

David Almeida anuncia novo concurso da Guarda Municipal com 590 vagas em 2026


Projetos simbólicos ou de menor impacto prático

Assim como boa parte dos deputados estaduais, Rozenha também protocolou projetos para homenagear personalidades do Amazonas ou pessoas que ajudaram o estado de alguma forma. Entre as propostas estão iniciativas que criam “dias” ou “semanas” temáticas, reconhecem patrimônios culturais imateriais ou prestam homenagens locais.

Embora valorize identidade regional ou causas de “visibilidade”, essa categoria de projetos é frequentemente apontada como tendo baixo retorno em termos de infraestrutura, serviço ou melhora concreta para a população.

Polêmicas

Em 2023, o parlamentar se defendeu depois que o ex-presidente do Tribunal de Justiça Desportiva do Amazonas (TJD-AM), Edson Rosas Júnior, fez ataques pessoais e xenofóbicos contra ele. O parlamentar, que também preside a Federação Amazonense de Futebol (FAF), respondeu às acusações na tribuna da Aleam e recebeu apoio de colegas e de clubes do futebol amazonense.

No ano seguinte, Rozenha criticou colegas que, segundo ele, “evitam se posicionar por medo de perder votos”. Durante sessão na Aleam, ele classificou como “absurdo” o projeto que prevê pena de homicídio simples para aborto após 22 semanas de gestação.

Nos últimos meses, cabe lembrar, que o deputado estadual tem se posicionado a respeito da pavimentação da BR-319 e das construções de pontes no Amazonas. Ele também tem se manifestado sobre a preservação da floresta amazônica.

Produção legislativa até o momento

Segundo o Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL) da Aleam, em 2025, o deputado apresentou 46 projetos  de Lei, 1 projeto de Resolução Legislativa e 31 Requerimentos. No ano anterior, foram 119 PLs apresentados na Casa, 1 PRL e 26 Requerimentos.

Já em 2023, primeiro ano de mandato, ele apresentou 141 Projetos de Lei e 645 Requerimentos. Ao todo, todos as propostas protocoladas somam 1010. Veja os detalhes na imagem abaixo: