As principais notícias de Manaus, Amazonas, Brasil e do mundo. Política, economia, esportes e muito mais, com credibilidade e atualização em tempo real.
Rede Onda Digital
Ouça a Rádio 92,3Assista a TV 8.2

Mandato de George Lins tem projetos de impacto e propostas polêmicas

Parlamentar do União Brasil divide opiniões com propostas de saúde e meio ambiente, mas também projetos simbólicos e polêmicos
Mandato de George Lins tem projetos de impacto e propostas polêmicas

(Foto: Divulgação/ Assessoria)

A Rede Onda Digital dá continuidade à série de análises sobre o desempenho dos 24 parlamentares da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam). Nesta semana, a análise é sobre o deputado estadual George Lins (União Brasil), que vem se destacando na Aleam com uma produção legislativa que mescla iniciativas de relevância prática com projetos considerados simbólicos ou de baixo impacto. Médico e parlamentar de primeiro mandato, Lins tem a saúde como principal bandeira, mas também atua em áreas como meio ambiente, gestão pública e cultura.

Atuação principal na saúde

Entre os projetos de maior peso está a lei que incluiu pessoas com fibromialgia na categoria de Pessoas com Deficiência (PcDs). Estamos falando do Projeto de Lei (PL) nº 394/2023, que garante a esse grupo direitos e benefícios antes restritos.

Outra iniciativa importante foi o projeto que institui um protocolo de gestão de crise para doenças sazonais. Este é o PL 311/2024, que visa auxiliar na preparação de hospitais de campanha, estoques de vacinas e ações preventivas em períodos críticos.

No campo da administração pública, também ganhou repercussão a lei que proíbe a concessão de benefícios fiscais a empresas ou pessoas condenadas por crimes contra a administração, originada pelo PL nº 394/2023.

Projetos ambientais e sociais

Na área ambiental, o deputado apresentou o PL nº 264/2023, voltado ao recolhimento e descarte de resíduos eletrônicos, que moderniza a legislação sobre o tema e busca envolver municípios e empresas em parcerias.

Ele também defendeu a criação de uma Casa de Apoio estadual em Manaus para pacientes do interior em tratamento prolongado, uma demanda ainda em avaliação pelo governo. Essa proposta foi enviada ao governador do Amazonas, Wilson Lima (UB), por meio do requerimento 1644/2024.


Saiba mais: 

Análise de mandato: Alessandra Campelo se destaca entre leis de proteção às mulheres e propostas de datas temáticas

Análise de Mandato: Daniel Almeida sugere leitura de trechos bíblicos nas escolas amazonenses


Medidas simbólicas e de baixo impacto

Parte das proposições apresentadas é vista como de caráter mais simbólico, como a criação da “Semana Sem Telas” (PL 118/2025).

Podemos citar também uma de suas propostas que institui o “Dia do Desapego Consciente” e os decretos que reconhecem festejos locais como patrimônio cultural. Essas iniciativas foram aprovadas, mas são consideradas de impacto limitado. Para apoiadores do parlamentar, essas medidas ajudam a valorizar a cultura e a conscientização social.

Projetos polêmicos e homenagens

Algumas iniciativas também provocaram polêmica. A concessão da Medalha Ruy Araújo ao ex-ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, foi alvo de debates acalorados. Na época, Lins justificou a homenagem pelo papel do ministro na tentativa de avançar a pavimentação da BR-319, tema cercado de controvérsias ambientais.

“Desde o momento em que assumiu o Ministério da Infraestrutura, em janeiro de 2019, o engenheiro Tarcísio Gomes de Freitas abraçou, de forma bastante nobre, a defesa da pavimentação de toda a Rodovia BR-319… Como é do conhecimento público, entretanto, um grande imbróglio jurídico, envolvendo velhas questões ambientais, travou a plena execução da iniciativa ministerial”,  disse o parlamentar na ocasião.

Ações no interior do Amazonas

No interior, o parlamentar tem buscado aproximação com prefeitos e lideranças locais, destinando emendas que, por exemplo, permitiram a entrega de veículos para transporte de idosos em Atalaia do Norte.

(Foto: reprodução)

Processos judiciais

Até o momento, não há registros de processos judiciais ou investigações em órgãos de controle envolvendo o nome do deputado, nem polêmicas nas quais ele tenha se envolvido nos últimos anos.

Números legislativos

Mesmo diante das polêmicas ocasionadas por alguns projetos, o deputado Dr. George Lins mantém os seguintes números na Aleam, segundo o SAPL da Casa Legislativa:

  • 2023: 1 projeto de lei complementar, 17 projetos de lei ordinária, 39 requerimentos e 1 Projeto de Resolução Legislativa.
  • 2024: 24 PLs, 14 requerimentos e 8 Projetos de Resolução Legislativa.
  • 2025 (até o momento): 14 projetos de lei ordinária, 6 requerimentos e 6 Projetos de Resolução Legislativa.

No total, foram protocoladas 130 matérias nos últimos anos.