A Rede Onda Digital inicia nesta quinta-feira (15) uma série especial de matérias fiscalizando o desempenho dos vereadores da Câmara Municipal de Manaus (CMM), que chegam ao fim do mandato da 18ª legislatura, em dezembro. O primeiro parlamentar da série é David Reis (Avante).
Vereador de três mandatos, David Reis foi reeleito em 2020 e desde então propôs apenas cinco Projetos de Lei (PLs), quase 100% deles voltados para alteração e nomeação ou homenagem a praças, ruas, parques públicos, conforme o site da Transparência da CMM.
Confira quais:
- PL 354/2021 – Aprovada – DISPÕE Sobre a denominação da Praça localizada entre a Avenida Japurá esquina com Rua Afonso Pena, no bairro Praça 14 de Janeiro, como “Praça Oscarino Peteleco”.
-
PL 358/2021 – Aprovada – CONSIDERA de Utilidade Pública a Associação Brasileira de Engenheiros Mecânicos e Industriais do Estado do Amazonas – ABEMEC, e dá outras providências.
- PL – 422/2021 – Aprovada – REVOGA a Lei n. 2.767 de 23 de julho de 2021. Denomina parque público, localizado entre a Avenida Japurá esquina com a Rua Afonso Pena, Nestor José Soeiro do Nascimento, fundador do Movimento Alma Negra – MOAN, a primeira organização voltada às causas negras no Amazonas.
-
PL 668/2021 – Aprovada – DISPÕE sobre a denominação da praça localizada na Avenida Guilherme Paraense, esquina com Rua José de Arimatéia, no bairro Adrianópolis, como Praça Dr. Alberto Simonetti Cabral Filho.
-
PL 276/2022 – Aprovada – CRIA o Programa de Atenção às Pessoas Portadoras do Transtorno de Acumulação Compulsiva de Animais no município de Manaus e dá outras providências.
Veja mais:
Dia do conservadorismo é aprovado na CMM e internautas não perdoam
David Reis foi ainda eleito presidente da CMM no início de 2021 e coleciona algumas polêmicas, como a adesão ao aumento da Cota de Atividade Parlamentar, o famoso “cotão“. É também o criador do projeto “puxadinho“, com obra avaliada em R$ 32 milhões de reais.
Outra polêmica foi a entrega, em ano eleitoral, do Kit Selfie, que consistiu na compra e distribuição de máquinas fotográficas, microfones e acessórios de audiovisual aos vereadores de Manaus. Além de ter sido um gasto desnecessário, foi feito com sobrepreço dos produtos.
O vereador voltou aos holofotes pelo aluguel de 41 veículos tipo pick-ups para ficar a disposição dos vereadores, que já contam com o valor da Cota de Atividade Parlamentar (Ceap). O valor da Ceap pode ser usado com despesas de telefonia móvel, serviços postais, assinaturas de publicações, locação ou fretamento de veículos, combustível, assessorias.
A polêmica mais recente do parlamentar foi a tentativa frustrada de mudar o regimento interno da CMM para conseguir a reeleição como presidente da Casa. Entretanto, a ação do parlamentar não obteve adesão por parte dos colegas e gerou desgaste na base governista.
David concorreu em 2022 como deputado federal pelo partido do prefeito David Almeida, o Avante, mas não obteve êxito, e fontes de bastidores comentam ainda que Reis não pretende concorrer a reeleição nas eleições municipais, em 2024.
A Onda Digital tentou contato com o parlamentar para falar sobre as polêmicas envolvendo seu nome e esclarecer a baixa produtividade como vereador, mas até o fechamento desta matéria não houve retorno. O espaço segue aberto para o posicionamento do parlamentar.