Manaus pode ter ‘Escola da Cidadania’ para população aprender educação política e financeira

Reprodução/ Colégio Murakami.
A capital amazonense pode ganhar, em breve, o programa ‘Escola da Cidadania’, que tem o objetivo de levar a população aos conhecimentos de formação cidadã, educação política, empreendedorismo e participação comunitária. O texto é de autoria do vereador Eduardo Alfaia (Avante), sendo protocolado na Câmara Municipal de Manaus (CMM).
“Cidadania é conhecer seus direitos, mas também entender as obrigações. Com o programa, nossas crianças e adolescentes terão acesso a debates sobre responsabilidades, deveres e também sobre oportunidades de aprendizado. Isso ajuda a formar cidadãos conscientes, críticos e mais preparados para contribuir com o futuro da nossa cidade”, afirmou o autor do texto.
De acordo com a proposta, o programa será implementado em comunidades urbanas e periféricas, fortalecendo a democracia participativa e estimulando o senso crítico entre crianças, adolescentes e jovens.
As atividades da Escola da Cidadania poderão ser desenvolvidas em escolas públicas, centros de convivência, unidades do CRAS, associações de bairro ou espaços públicos comunitários. Podendo se estender em parcerias com universidades e órgãos internacionais.
Saiba mais:
David Reis quebra ‘jejum’ de 5 anos e apresenta novos Projetos de Lei na Câmara
A política pública da proposta se inspira em experiências como a de São Caetano do Sul (SP), que implementou centros de formação cidadã nos bairros com resultados positivos na participação comunitária e redução de conflitos sociais.
O Projeto de Lei foi deliberado na Casa Legislativa e seguiu para análise na Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR).
