Malafaia desaprova exibição de bandeira dos EUA em manifestação: “Não achei legal”

Silas Malafaia em manifestação de direita na Avenida Paulista, em São Paulo, no 7 de Setembro de 2025 (Foto: Reprodução/YouTube).
Organizador dos atos pró-anistia no Dia da Independência, o pastor Silas Malafaia afirmou que é contra a exibição da bandeira dos Estados Unidos, que foi estendida por bolsonaristas em ato na Avenida Paulista no domingo (7/9).
Em conversa com a CNN, o líder da Assembleia de Deus Vitória em Cristo disse que a exibição da bandeira está sendo explorada pela esquerda nas redes sociais. Malafaia disse:
“No Dia da Independência, estender um bandeirão americano não achei legal. Se eles [manifestantes] querem estender alguma bandeira, a gente não impede. Mas, a partir de agora, eu vou ficar de olho para isso não desviar o foco”.

(Foto: Eduardo Knapp/Folhapress)
Segundo Malafaia, não houve aval da coordenação do ato para estender a bandeira. O pastor afirmou que a bandeira dos Estados Unidos está sendo usada pelo PT para desviar a atenção do número de manifestantes nos atos da direita. Ele declarou:
“Nossas manifestações foram grandiosas. O [ato do] PT foi um fiasco”.
Leia mais:
New York Times diz que Bolsonaro segue como “força política importante”
VÍDEO: Flávio diz que manifestações do 7 de Setembro deram uma “energizada” em Bolsonaro
A exibição da bandeira dos Estados Unidos gerou repercussão imediata tanto entre integrantes da direita quanto da esquerda. O líder do governo na Câmara, José Guimarães (PT-CE), criticou a atitude:
“Que ironia! Os que se dizem ‘patriotas’ carregam bandeiras dos EUA e de Israel em suas manifestações. Mas patriota de verdade é quem ergue a bandeira do Brasil, quem defende nossa soberania, nossa democracia e o direito do nosso povo decidir o próprio futuro”.
O líder do PT na Câmara, deputado Lindberg Farias, postou no X:
“7 de setembro: Lula defende a soberania enquanto os atos bolsonaristas exaltam bandeira norte-americana e pedem para os EUA ‘salvarem’ o Brasil. Traidores”.
Por sua vez, o deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) reproduziu a imagem em sua conta na plataforma X e escreveu:
“Grande bandeira americana nas ruas do Brasil. Imagens de drone hoje, Dia da Independência do Brasil, em mais um protesto pela liberdade e contra Alexandre de Moraes. Uma grande bandeira dos EUA pode ser vista em agradecimento ao presidente Donald Trump”.
*Com informações de CNN Brasil.
