Uma pesquisa divulgada nesta segunda-feira (13/05) pela Genial/Quaest revelou que a perspectiva de uma reeleição para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva não é unânime entre os brasileiros. Os dados mostram que, embora 47% dos eleitores estejam abertos a votar em Lula para um novo mandato, 55% acreditam que ele não merece outra chance.
O estudo indica que Lula encontra apoio para um novo mandato, principalmente no Nordeste, entre mulheres e pessoas com renda de até dois salários mínimos. Nessas categorias, o presidente obtém 60%, 52% e 54% das intenções de voto, respectivamente.
Saiba mais:
- Avaliação positiva do governo Lula cai em maio, aponta pesquisa CNT/MDA
- Lula anuncia investimento de R$ 18,3 bilhões ao Novo PAC; um dos eixos é a prevenção a desastres
Apesar da resistência de mais da metade dos entrevistados, a pesquisa sugere que Lula sairia vitorioso em um confronto direto com o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas. De acordo com a Quaest, o presidente superaria Tarcísio com uma margem de 46% a 40%. O estudo enfatiza ainda que o Nordeste seria determinante para essa vitória.
Os números indicam uma ampla vantagem de Lula na região, onde ele receberia 66% dos votos contra 25% do governador de São Paulo. No entanto, Tarcísio de Freitas sairia vencedor em outras áreas do país, com 45% a 39% no Sudeste e 46% a 41% no Sul.
Um ponto destacado pela pesquisa é a liderança de Lula entre as mulheres, com uma vantagem de 17 pontos percentuais em todas as faixas etárias.
O levantamento foi realizado entre os dias 2 e 6 de maio e entrevistou presencialmente 2.045 brasileiros com 16 anos ou mais, abrangendo todos os estados. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais.
Michelle Bolsonaro é favorita para enfrentar Lula
Com Jair Bolsonaro (PL) inelegível até 2030, a pesquisa Genial/Quaest também questionou quem os entrevistados consideram melhor para ser candidato em seu lugar na eleição de 2026. Michelle Bolsonaro (PL) lidera com 41%, seguida por Tarcísio de Freitas (Republicanos) com 33%.
Ratinho Júnior (PSD) tem 7%, Ronaldo Caiado (União) 5% e Romeu Zema (Novo) 5%. A pesquisa aponta empate técnico entre Michelle e Tarcísio entre eleitores de Lula em 2022 e quem não votou ou anulou seu voto na última eleição presidencial.
Em uma análise mais ampla, considerando os entrevistados em geral, sem levar em conta o voto na última eleição, Michelle também aparece como favorita, com 28% das intenções de voto, seguida por Tarcísio de Freitas com 24%. Ratinho Júnior tem 10%, Romeu Zema 7% e Ronaldo Caiado 5%.
Nos cenários por região, Tarcísio tem a preferência sobre Michelle apenas no Sudeste. No Sul, Ratinho supera o governador paulista. Na divisão por regiões, os números ficam assim:
- Nordeste: Michelle (31%), Tarcísio (20%), Ratinho (9%), Caiado (5%), Zema (3%), não sabe/não respondeu (32%)
- Sudeste: Tarcísio (33%), Michelle (23%), Zema (12%), Ratinho (8%), Caiado (2%), não sabe/não respondeu (22%)
- Sul: Michelle (26%), Ratinho (21%), Tarcísio (18%), Zema (5%), Caiado (2%), não sabe/não respondeu (28%)
- Centro-Oeste: Michelle (33%), Tarcísio (16%), Caiado (12%), Ratinho (10%), Zema (3%), não sabe/não respondeu (26%