Maiores partidos do Amazonas definem estratégias e metas para ano eleitoral de 2026

(Foto: Divulgação)
Os registros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) mostram que em 2025 o Partido Podemos (Pode) teve o maior número de filiados no Amazonas, com 26.731 militantes ativos, seguido pelo PT, com 24.414 mil, e o Republicanos (22.223). A quarta força no Amazonas é o PCdoB, que tem 18.227 filiados.
O número de filiados é um indicativo do que cada partido planeja para o ano eleitoral de 2026. Líder nessa estatística, o Pode planeja apoiar a pré-candidatura do senador Omar Aziz (PSD) e garantir o retorno dos três deputados estaduais que tem na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam): Alessandra Campelo, Comandante Dan e Doutor Gomes.
Segundo e quarto maior partido no Estado, PT e PCdoB formam com o PV a Federação Fé Brasil, que nacionalmente vai apoiar a pré-candidatura do presidente Lula e no Amazonas seguirá com Omar Aziz. Essa Federação também dará apoio à candidatura a reeleição do senador Eduardo Braga (MDB) e lançará o nome do ex-deputado federal Marcelo Ramos (PT) para a disputa senatorial.
Na Assembleia, o objetivo é reeleger os deputados estaduais Sinésio Campos (PT) e Carlinhos Bessa (PV), mas com foco em ampliar a bancada com a eleição de Eron Bezerra (PCdoB), que planeja voltar à Casa, e possivelmente o vereador Zé Ricardo (PT), que reluta em ser candidato a deputado federal por falta de uma chapa competitiva da federação.
Saiba mais:
No último dia do ano, Governo Federal atualiza PPB e destrava a produção de ar-condicionado no PIM
O Xadrez do Senado no Amazonas em 2026: entre capital e interior, quem fica com as duas vagas?
Conservadores observam a cena política
O terceiro maior partido no Amazonas, o Republicanos tem como foco manter e, se possível, aumentar a bancada do Estado na Câmara Federal, onde hoje batem ponto os filiados Silas Câmara, Adail Filho.
Atual presidente do partido no Amazonas, Silas Câmara se movimentou ao longo do ano para filiar nomes de peso da política do Estado e novas estrelas que possam dar tração à iniciativa do partido de se tornar o maior da Câmara Federal, o que lhe garantiria a maior fatia dos fundos Partidário e Eleitoral, além de tempo na propaganda de rádio e TV.
Além de filiar o ex-prefeito e ex-senador Arthur Neto, Silas convidou para ingressar no partido o deputado federal Amon Mandel (Cidadania), o ex-superintendente da Suframa Coronel Menezes (PP) e fez sondagens à cunhã-poranga do Garantido, Isabelle Nogueira, tudo para fazer uma chapa forte para a disputa eleitoral por vagas na Câmara Federal.
Para a eleição majoritária, o Republicanos deverá formalizar apoio ao candidato da chamada direita conservadora, mas não é descartado de todo um apoio ao presidente Lula, em cujo governo o partido dirige o ministério dos Portos e Aeroportos com o deputado federal Silvio Costa Filho. No plano estadual, o apoio a Omar Aziz é dado como certo.
Na Aleam, o objetivo será reeleger os deputados estaduais João Luiz e Mayara Pinheiro.






