A professora e assistente social Macaé Evaristo (PT-MG) toma posse oficialmente nesta sexta-feira (27/09), às 11h, no Palácio do Planalto, como nova ministra dos Direitos Humanos e Cidadania. Sua nomeação foi realizada em 11 de setembro, após a demissão de Silvio Almeida, investigado por supostos casos de assédio sexual. Uma das vítimas seria Anielle Franco, atual ministra da Igualdade Racial, que estará presente na cerimônia de posse.
Macaé Evaristo possui um extenso histórico de militância em prol da educação e dos direitos das minorias. Ela foi a primeira mulher negra a ocupar cargos de destaque, como secretária de Educação de Belo Horizonte (2005-2012) e de Minas Gerais (2015-2018). Além disso, liderou a Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (Secadi) do Ministério da Educação durante o governo Dilma Rousseff (PT), entre 2013 e 2014.
A cerimônia de posse contará com a leitura de um poema da escritora Conceição Evaristo, prima de Macaé, reconhecida como uma das maiores vozes da literatura brasileira contemporânea. Outro destaque será a presença de Maria Antônia, mãe de Macaé, que viajará de São Gonçalo do Pará, cidade natal da nova ministra, para prestigiar a posse.
Com informações de CNN
Saiba mais:
- Lula decide por Macaé Evaristo para assumir o Ministério dos Direitos Humanos
- Indicação de Macaé Evaristo ao Ministério dos Direitos Humanos é contestada na Justiça