O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem uma agenda intensa nos próximos dias, com visitas programadas em pelo menos cinco cidades para fortalecer campanhas de candidatos do Partido dos Trabalhadores (PT) no segundo turno das eleições municipais.
Além de participar de eventos eleitorais, o presidente também fará anúncios importantes de investimentos do governo federal em diversas regiões do Brasil.
A primeira parada de Lula será nesta quarta-feira (16/10), em Natal, capital do Rio Grande do Norte. À tarde, o presidente participará de um evento no qual anunciará novos investimentos federais na região. Já à noite, ele estará ao lado da candidata do PT à Prefeitura de Natal, Natália Bonavides, que obteve 28,45% dos votos no primeiro turno.
Na quinta-feira (17), o presidente segue para Salvador, onde lançará a expansão do programa Pé de Meia, que oferece bolsas a estudantes do ensino médio. O programa é parte das ações do governo federal voltadas à educação, especialmente para jovens em situação de vulnerabilidade.
Saiba mais:
- PT precisa adaptar discurso ao novo perfil do trabalhador independente, diz Lula
- PT de Manaus solicita afastamento de Sinésio Campos do partido; entenda
No mesmo dia, Lula também estará em Camaçari, a cerca de 50 quilômetros de Salvador, onde o candidato do PT, Luiz Caetano, disputou a prefeitura. Caetano ficou muito próximo da vitória no primeiro turno, conquistando 49,52% dos votos. Se eleito, Camaçari será a maior cidade da Bahia sob administração petista. A presença de Lula foi anunciada pelo senador Jaques Wagner (PT-BA) nas redes sociais, reforçando o apoio à candidatura.
Já na sexta-feira (18), Lula estará em São Paulo para participar de um evento do programa Acredita, que concede crédito a famílias inscritas no CadÚnico e oferece renegociação de dívidas para micro e pequenas empresas. O presidente também estará presente em eventos de campanha nas cidades de Diadema e Mauá, ambas na Grande São Paulo, onde José de Filippi Junior (PT) e Marcelo Oliveira (PT) concorreram à prefeitura, respectivamente.
E no sábado (19), Lula participará de atividades com Guilherme Boulos, candidato do PSOL à Prefeitura de São Paulo, consolidando a aliança entre PT e PSOL na capital paulista.
Entretanto, apesar de o PT disputar o segundo turno em outras cidades, como Fortaleza, Porto Alegre e Cuiabá, não há previsão de que Lula participe de comícios nesses locais. A razão é a sua participação na reunião dos Brics, que ocorrerá na Rússia entre os dias 22 e 24 de outubro. O embarque do presidente está marcado para domingo (20), o que encerra sua agenda eleitoral antes da viagem internacional.
*Com informações de CNN